- cereal que cresce em terrenos áridos e sobrevive às mudanças climáticas.
É a solução ideal para reforçar a autossuficiência dos países onde a fome é grave problema.
Isso melhora a produção, a nutrição preservando e melhorando a vida terrestre
No Brasil inclusive, e principalmente.
***********
Do site das Nãções Unidas -traduzi e editei-
Nas zonas áridas, o painço é muitas vezes a única cultura que pode ser colhida durante a estação seca e ocupa um lugar essencial no regime alimentar dos agregados familiares nestas regiões.
Ajuda a aliviar a escassez de alimentos em tempos difíceis, e contribui para a segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis.
Pode crescer em solos muito pobres, bem como em solos férteis e condições de alta aridez, e não esgota os nutrientes do solo.
Fornece cobertura vegetal em áreas áridas e, assim, promove a biodiversidade e contribui para a restauração sustentável do solo.
Ao aumentar de forma sustentável sua produção e consumo pode, portanto, desempenhar um papel essencial na obtenção da segurança alimentar global
O painço é uma fonte de minerais, fibras alimentares, antioxidantes e proteínas.
Devido ao seu baixo índice glicêmico, também é muito útil para pessoas que sofrem de hiperglicemia=diabetes.
Além disso, este cereal não contém glúten, é rico em ferro e é barato. Portanto,deve tem seu lugar nas dietas destinadas a compensar as deficiências de ferro.
Crescimento e consumo responsáveis
As diversas variedades de painço representam menos de 3% do comércio mundial de cereais.
Mas representam um ativo interessante, pois permitem diminuir os riscos associados a crises de produção, como a causada pela crise na Ucrânia, e ajudam a integrar os pequenos agricultores nas cadeias de produção globais.
*********************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário