The Five
Recebeu as primeirass noções de educacão musical com a mãe,que o levou a Moscou, em1847, para receber aulas do professor e compositor francês Alexander Dubuque. O dinheiro era curto e so´ deu para pagar dez aulas.
De volta à cidade natal, seu talento não passou despercebido e chamou a atenção do nobre Alexander Oublichev,autor de uma biografia de Mozart e "dono" uma banda particular e de enorme biblioteca musical.
Assim, Balakirev obteve uma valiosa educação musical.
Aos 18 anos, terminado um curso universitário de matemática, o mesmo Oublichev o levou para São Petersburgo, onde conheceu Mikhail Glinka. , que encorajou a seguir a música como carreira.
A estréia como compositor foi em 1856, com o primeiro movimento de um concerto para piano.
Foi Glinka também que acendeu uma centelha de nacionalismo no pupilo, que o fez criar a idéia de que a Rússia deveria ter sua própria música, sem influências estrangeiras.
****
Balakirev era a alma do Grupo dos Cinco e compunha vagarosamente .
Depois de percorrer o Cáucaso para recolher melodias tradicionais, apresentou a obra Tamara,onde juntou o folcore russo do ocidente ao do oriente
Ainda nesta mesma vibração, compôs Islamey,com osubtítulo Fantaisie Orientale em 1869 e revisado em 1902.
"Infelizmente, a demorada composição de diversas obras roubou de Balakirev o crédito por sua inventividade. Obras que poderiam obter grande sucesso foram completadas décadas depois e tiveram muito menor impacto. Isto se deveu ao surgimento de novos compositores e novos estilos que se impuseram. Outra consequência foi a tendência surgida de abusar dos detalhes, o que tirou das peças a frescura da inspiração e fez as obras de Balakirev parecerem ultrapassadas."( texto do site Opera Mundi)
Mily Balakirev morreu em 29 de maio de 1910.
Ele é um dos sucessores de Glinka e considerado tão importante quanto ele na história da música russa.
****
Tamara Poema Sinfônico
https://www.youtube.com/watch?v=zvmG2okLYSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário