sexta-feira, 1 de abril de 2022

Thomas Mann (1875-1955)

 


  Nasceu em 6 de junho


 

Alemão e um dos maiores romancistas do século XX, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1929.

Filho do comerciante Johann Heinrich Mann e da escritora e produtora cultural brasileira Júlia da Silva Bruhn, casou-se com Katia Pringheim. 

 Irmão mais novo do romancista Heinrich Mann, foi pai de seis filhos. 
Na obra de Thomas Mann não há menção à terra da mãe, mas existem inúmeras teses, trabalhos e ensaios sobre como esta mestiçagem teria pontuado sua vida e influenciado sua produção.

Em 1893, edita a revista "Der Frühlingssturm" (A Tempestade de Primavera) e participa do quadro de colaboradores.

Apaixona-se por Wilri Timppe, filho de um de seus professores. 

Mais tarde, Timppe seria inspiração para Pribslav Hippe, personagem de "A Montanha Mágica", um retrato da Europa em ebulição, com a Primeira Guerra Mundial em seus primórdios.

Começou a criar 'Buddenbrooks", saga de uma família por 4 gerações, durante uma viagem à Itália e, de volta a Munique, editou um jornal satírico/humorístico "Simplicissimus".

a mãe brasileira

Esse foi o momento da paixão não correspondida por Paul Ehrenberg, que definiu mais tarde como a "experiência central de seu coração”.

Quando Hitler chegou ao poder, a família inteira perdeu a cidadania alemã e Mann asilou-se na Suíça até 1938, mudando-se para os Estados Unidos e obtendo a cidadania americana em 1944. 

Consta que o Presidente Roosevelt chegou a avaliar a possibilidade de Thomas Mann assumir o governo alemão no pós-Guerra.
Com a chegada do macartismo,o escritor cansou de ser alvo de perseguições, voltou à Europa e morreu em Kilchberg , próximidades de Zurich, em 1955.

Nenhum comentário:

a seguir: Dr Ernesto Guevara de la Serna

                  Médico humanitário E guerrilheiro CONTINUA    

Textos mais visitados