quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Déjà vu > a tragédia das chuvas na região serrana

.                        Assim era o Centro Histórico 



 A imprensa internacional repercutiu, com destaque,a tragédia das chuvas em Petrópolis ,no dia 15/2/2022.

Maior chuva da História do Brasil em termos de precipitação + concentração: 260mm em seis horas, num perimetro de 5km2.
Petropolis tem 800 km2.

Pessoas afogadas dentro de seus carros e em coletivos,levadas pela enxurrada nas ruas principais da cidade,deslizamentos nas encostas com famílias soterradas, a destruição do Centro Histórico.

Há dez anos, exatamente, ocorreu algo similar em Nova Friburgo, também cidade serrana do RJ, de onde vêm sempre lindas lembranças da infância/adolescência.

Verificando as visitas ao blog ,ontem, percebi muitos acessos a um texto de anos atrás, déjà vu que comprova o descaso total das autoridades,sempre culpando as vítimas.

                             ***********

Luto pelos mortos e desabrigados na região serrana do Rio

Nova Friburgo-RJ   janeiro 2011
*************
A tragédia das pedras atingiu ricos e pobres na região serrana. Passei muitas férias da minha infância e adolescência no "Sítio Recanto Saudoso", de um casal de alemães ,Herr Witschel e Frau Katti ,em Nova Friburgo-RJ, a 130 km do Rio.
Várias vezes ,em ocasiões muito marcantes, acompanhados da filha e da neta, estivemos, marido e eu, hospedados no maravilhoso Auberge Suisse na mesma cidade- que considero a mais civilizada do interior de nosso Estado,importante polo têxtil, plena de arte,cultura musical e de atrações turísticas.
E sempre digo que se tivesse que escolher outro lugar para morar, seria lá. Solidariedade e carinho para minha querida Nova Friburgo e para Petrópolis e Teresópolis, também duramente atingidas.

***************

Nenhum comentário:

Hilda Hilst - direto de MARDUK. - nos 20 anos de sua viagem

  Meu tributo à  autora,ficcionista e dramaturga O grande charme de ser livre   A partir de 1966, Hilda Hilst, poetisa e escritora, viveu is...

Textos mais visitados