![]() |
"uma foto vale mais que mil palavras" |
E o que dizer do uniforme de trabalho que a imprensa chamava de “pijânio” ? O presidente propôs um uniforme para o funcionalismo público: slacks e um blusão bege com quatro bolsos e cinto.
******
Jingle de campanha, vassoura como símbolo para limpar a "bandalheira"
https://www.letras.mus.br/jingles/1540660/
Programa de governo
Piração à parte, até havia um programa de governo, visando política externa independente perante a "guerra fria' EUA-URSS .
"O governo que durou seis meses e é considerado pelos historiadores como confuso, que tomou decisões erradas e que contribuiu para lançar o país em um grande crise política. A pouca preocupação de Jânio com questões políticas e partidárias fez ainda com que ele entrasse em choque com o próprio partido que o havia lançado como candidato (UDN).
Nas questões relacionadas à economia, o grande foco de Jânio Quadros era o combate à inflação. Para isso, iniciou um plano econômico de austeridade que previa redução de gastos e impôs algumas medidas bastante impopulares. Primeiro, o governo desvalorizou a moeda nacional em relação ao dólar em 100% e, em seguida, retirou subsídios ao petróleo e ao trigo.(Texto acima : site "História do Mundo')
![]() |
Jânio condecora Che Guevara |
A crise
Com sua habitual postura polêmica, em 19 de agosto. de 1951, em plena Guerra Fria,homem de direita e anticomunista, condecorou Ernesto Che Guevara com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Parece que o motivo “oficial” era agradecimento por Guevara ter atendido a seu pedido, libertando sacerdotes presos em Cuba, que estavam condenados ao fuzilamento.
Uma semana depois, Quadros renunciou ao cargo de presidente da República,alegando.pressão de "forças terríveis" ( ou "forças ocultas")que o obrigavam a renunciar, forças que nunca chegou a identificar.
Com sua renúncia abriu-se uma crise institucional seríssima, pois os ministros militares vetavam o nome de Goulart, que se encontrava em visita à China.
Foi a semeadura da pequena semente que floresceu,três anos depois, como o tenebroso tempo da ditadura, após o golpe militar de 31 de março de 1964 (ou melhor, de 1º de abril).
Jânio ainda prosseguiu na política e foi eleito prefeito de São Paulo em 1985,tomando posse em 1 de janeiro de 1986.
Foi o seu último mandato.
*****************************
*********************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário