sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Juan Miró


 



 Talento precoce e longevo. 




O célebre pintor espanhol nasceu em 20 de abril de 1893 em Montroig, perto de Barcelona, trazendo a habilidade manual no DNA: era filho de um relojoeiro e neto de marceneiro. 
Com a idade de sete anos começou a fazer os primeiros cursos de desenho. Aos 14, já estava matriculado na Escola de
Belas Artes. Para agradar ao pai estudou numa escola de comércio e depois trabalhou em uma construtora mas, em meio a forte depressão nervosa, decidiu que seu destino estava traçado:aos 18 anos decidiu se entregar completamente à carreira artística. 
A partir daí, cursou a Academia Gali e, finalmente, a Academia de Desenho Livre de Sant Lluch. 

Além de seu interesse pela arte moderna e cultura catalã, Miró era fascinado pelas primeiras manifestações artísticas deixadas pelos nossos antepassado: as pinturas em cavernas. 
Depois de algumas incursões no Cubismo e um meticuloso estudo sobre volume, encontrou uma forma própria para se expressar, que aperfeiçoou durante toda a vida. 
Participou dos movimentos modernistas com Picabia e Picasso, da arte e poesia Dada, teve estreito contato com Max Jacob, Tristan Tzara e Kandinsky, ao mesmo tempo cultivou grande interesse pela arte de sua origens: sempre esteve próximo de artistas e poetas catalães 
Aos 30 anos, torna-se membro do movimento surrealista e fixa domicilio em Paris, onde conhece Picasso, num período de graves dificuldades financeiras. Em 1929, cria  cerâmicas, esculturas de bronze e muitos objetos decorativos, que têm a mesma importânca artística que suas pinturas e trabalhos gráficos. Também em 29, acontece, em Palma de Maiorca, o casamento com Pilar Juncosa. Dois anos depois, nasce sua única filha, Maria Dolores. 
Praticamente, não existe um país no mundo que não tenha homenageado Miró ainda em vida. Exposições começaram a ser apresentadas desde os anos 30 na Europa e Estados unidos - destaque para a grande retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova York em 1939. 

A Suíça também reconheceu logo o talento do artista, montando uma bela exposição na Kunsthaus de Zürich. 
Durante a 2a Guerra, Miró instala-se na Inglaterra e, posteriormente, na França. Suas xilografias, em coleções espalhadas pelo mundo afora, serviram para explicar o Movimento Abstrato e torná-lo compreendido e amado. 


Foi homenageado com retrospectivas na Tate Gallery deLondres, no Museu de Arte Moderna de Paris, em Kyoto e Osaka. Doutor Honoris Causa da Universidade de Harvard (1968). O prêmio Juan Miró de Desenho foi instituído em Barcelona A Fundação Miró foi criada em Barcelona em 1971 e a inauguração do Museu aconteceu em 1976. 
A carreira de Miró tem uma característica única: talento precoce e longevidade excepcional. Suas obras de fim de vida mantiveram as cores alegres e são cheias de frescor juvenil. 
Em 1981, aos 88 anos, criou uma escultura de 12 metros para a cidade de Chicago. Aos 89 realiza outras duas esculturas monumentais : “Personagem” e “Mulher e Pássaro”, em Barcelona.  
Criou, também, esculturas submarinas em Juan-les –Pins, na Côte d’Azur. 

Morreu em 25 de dezembro de 1983, em Palma de Maiorca e foi enterrado em sua cidade natal. 
Um dos mais importantes artistas de seu tempo, tem uma visão especial do dramatismo e expressividade na arte. Suas obras ocupam, com grande delicadeza, grandes espaços.

********************

Vídeo sobre a maravilhosa expo Miró no Instituto Tomie Ohtake em 2016

Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados