Depois de grandes negociações diplomáticas,
Museu do Louvre |
A Mona Lisa, sua obra mais famosa e símbolo do Louvre, não faz parte da mostra, mas poderá ser observada na Sala dos Estados, a poucos metros do espaço reservado para a exposição.
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No ano de 1476,Leonardo
da Vinci compareceu
perante o tribunal de Florença para responder à acusação de sodomia.A
pena legalmente prevista era a morte na fogueira, mas ele acabou
absolvido por falta de provas. A absolvição permitiu-lhe viver mais 43
anos deixando um acervo incomparável de obras
artísticas, científicas e culturais. Uma fogueira chegou perto de privar
o mundo de um dos homens mais extraordinários de todos os tempos.
Da Vinci é o símbolo do homem da Renascença, escultor, inventor, músico, astrônomo, pintor, anatomista e fisiologista, químico, botânico, ferreiro, mecânico, arquiteto, engenheiro, filósofo, matemático, homem belo e forte, excelente esportista - ótimo nadador e cavaleiro - Padeceu do preconceito que atingia os bastardos e os trangressores e teve sua vida envolvida em sombras por muito tempo. Finalmente, o mistério foi desvendado por inteiro. Já se conhece o nome de seu último companheiro e herdeiro da obra e dos bens:
Francesco Melzi, (foto da
direita) um pintor alguns anos mais novo.
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Da Vinci era filho do um tabelião e da camponesa Caterina, nasceu em Vinci, cidadezinha próxima a Veneza, em 15 de abril de 1452. Sua entrada na Universidade foi negada em virtude da origem bastarda sendo, então, privado da educação humanística disponível na época.
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Da Vinci era filho do um tabelião e da camponesa Caterina, nasceu em Vinci, cidadezinha próxima a Veneza, em 15 de abril de 1452. Sua entrada na Universidade foi negada em virtude da origem bastarda sendo, então, privado da educação humanística disponível na época.
Ele mais que compensou
esta falha educacional ao se transformar no maior gênio da humanidade
nos dois últimos milênios.
Dedicou-se a temas tão diversos quanto a
cinemática, as causas das marés, o mecanismo do movimento do ar nos
pulmões, hábitos noturnos das corujas, as leis físicas da visão humana e
a natureza da Lua.
Inventou urn máquina voadora, elaborou teoremas
geométricos, desenvolveu diversos estudos hidráulicos, concebeu o vapor
como meio de propulsão, escreveu poemas, fábulas e máximas filosóficas.
O
primeiro robô humanóide lançado pela NASA foi inspirado nos desenhos de
Leonardo da Vinci.
Em 1991, Donald Calne, revendo os manuscritos
encontrados no palácio de Windsor, concluiu que ele já conhecia a doença
de Parkinson. Foi aluno de Andrea del Verrochio, pintor ligado à
poderosa família Medici, que o protegeu.
Em
1476, enquanto ainda morava na casa de Verrochio foi acusado da maior
das vilezas na época: sodomia.
O “alvo”: Giacomo di Caprotti, (foto) um
jovem modelo de 17 anos, com quem acabou se relacionando durante 20
anos.
Embora a Florença daqueles dias acolhesse os homossexuais,
acusações desta natureza causavam sérios danos às carreiras de artistas
dependentes de patrocínio, especialmente os que contavam com a chancela
da Igreja Católica.
Para escapar deste escândalo, mudou-se para Milão
onde desenhou equipamento militar para o Duque Ludovico Sforza: armas
manuais, projéteis, lança-chamas, canhões e arcos para arremesso de
pedras e flechas.
Os traumas da rejeição social e do preconceito fizeram
Leonardo fechar sua vida privada a sete chaves. Sempre cercado por
belos jovens, seus desenhos de genitálias, esboços de nus e escritos
mostravam grande apreço pela beleza masculina e não há registro de
amizade mais íntima com mulheres.
Pinturas femininas perfeitas, só do
colo para cima. Quando se arriscava a ir mais fundo, os genitais
femininos, segundo críticos, ficavam distorcidos e mal resolvidos.
De acordo com seu diário, Da Vinci manteve relações bem próximas com seus estudantes, mas não era promíscuo.
De acordo com seu diário, Da Vinci manteve relações bem próximas com seus estudantes, mas não era promíscuo.
Além da relação com Giacomo di
Caprotti, teve, nos últimos anos, a companhia constante do também pintor
Francesco Melzi, aristocrata da Lombardia, que foi seu testamenteiro,
herdeiro universal e administrou o acervo de mais de 5.000 manuscritos
que detalhavam inventos em ótica, acústica, mecânica dos fluídos,
hidraullica, vôo, astronomia, anatomia e armamentos, pontes portáteis,
túneis subterrâneos, navio à prova de bombas, formação de chuvas.
As
invenções eram protegidas, pois já naquela época havia a espionagem
industrial e roubo de direitos autorais.
As idéias de Leonardo Da Vinci
eram inacreditáveis e impraticáveis para seu tempo.
Ao visitar uma
exposicão em Amboise (França), com maquetes construídas a partir de seus
esboços, fiquei me perguntando se ele viajou no tempo ou se recebeu a
visita de um viajante do futuro, pois lá estavam, entre tantas outras, o
bate-estacas das construções modernas, a caixa de marchas dos
automóveis, a bicicleta, o tanque de guerra, o helicóptero.
Descobriu a
glândula tireóide, estudou a placenta, o cordão umbilical e as vias de
nutrição fetal. Estudou o coração, concluíndo que esse órgão é massa
muscular alimentada por artérias, possuindo veias, como os outros
músculos.
Intuiu ainda o princípio da sustentação do "mais pesado que o
ar". Técnicas revolucionárias compensaram o “pequeno” número de
pinturas, se o compararmos com outros artistas, mas elas se tornaram as
mais valorizadas do mundo.
A primeira encomenda para pintar o mural do refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, resultou no afresco “Última Ceia” (1495-1498) onde Da Vinci usou técnicas pioneiras, admiráveis pelo uso da perspectiva, mostrando, também, detalhes psicológicos dos componentes da mesa. Esta “Última Ceia” começou a se deteriorar 50 anos após seu término. Mesmo muito comprometida e desgastada, teve e tem uma primordial importância na História da Arte. Tornou-se grande amigo do maior político e escritor daqueles tempos: Niccolo Machiavelli.
Na idade madura, foram elaboradas as obras mais conhecidas: Mona Lisa, Leda e São João Batista.
A primeira encomenda para pintar o mural do refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, resultou no afresco “Última Ceia” (1495-1498) onde Da Vinci usou técnicas pioneiras, admiráveis pelo uso da perspectiva, mostrando, também, detalhes psicológicos dos componentes da mesa. Esta “Última Ceia” começou a se deteriorar 50 anos após seu término. Mesmo muito comprometida e desgastada, teve e tem uma primordial importância na História da Arte. Tornou-se grande amigo do maior político e escritor daqueles tempos: Niccolo Machiavelli.
Na idade madura, foram elaboradas as obras mais conhecidas: Mona Lisa, Leda e São João Batista.
A Mona Lisa, ou Gioconda, exposta no Museu do Louvre é seu quadro mais
famoso e ambíguo.
Embora tenha sido apresentado ao mundo como o retrato
da mulher do comerciante Francesco del Giocondo, alguns experts em Da
Vinci especulam sobre a possibilidade de ser uma reprodução da figura da
mãe do artista ou, mesmo, sua auto imagem em travesti.
Em 1507, começou
a trabalhar para Francisco I sucessor de Luís XII no trono da França - e
aceitou o convite para morar em Cloux, perto de Amboise, no castelo que
ganhou do soberano.
Precisou voltar à terra natal para resolver
pendências relativas à herança do pai e lá ficou até 1511, ano em que
conheceu Francesco Melzi, último companheiro, a quem confiaria, ao
morrer, todos os seus manuscritos, todos os bens, todos os esboços,
todas as pinturas.
Leonardo da Vinci morreu em Cloux (2 de maio de
1519), nos braços do Rei da França.
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