segunda-feira, 29 de maio de 2017

Música de Câmara na ABL


Duo KRISTINA AUGUSTIN E MARIO ORLANDO, violas da gamba e
EDUARDO ANTONELLO, espineta

Programa:
"Música Rara", Fantasias, ária e danças para duas Violas da Gamba e Espineta\

KRISTINA AUGUSTIN  e  MARIO ORLANDO - violas da gamba baixo 7 cordas
EDUARDO ANTONELLO -  espineta,


PROGRAMA
Música Rara para duas Violas da Gamba e Espineta.


John Ward Air I - VI e Air IV

Mathew Locke
 Fantazie 10, Fantazie 11 e Saraband

Benjamin Helly - Sonata VI
Grave- Allegro- Largo- Presto

Marin Marais
Chacone Sol M (Livre I)
Michel Corrette - Concert Le Phenix
Allegro- Adagio-  Allegro
 

******
Sobre o Duo

Altamente qualificados e com ampla experiência musical, Kristina Augustin e Mario Orlando formam o único duo de violas da gamba em atividade permanente no Brasil que vem realizando um trabalho  de estudo, pesquisa e concertos, com repertório original para duas violas.

Os músicos se conheceram em 1983 quando ainda tocavam flauta-doce no conjunto Música Antiga da UFF, em Niterói/RJ. 

Nesse grupo tiveram a oportunidade conhecer a Viola da Gamba e juntos participaram de vários cursos e festivais de Música Antiga no Brasil recebendo orientação de professores brasileiros como Myrna Herzog e Eunice Brandão e estrangeiros como Wieland Kuijken, Judith Davidoff e Marianne Muller.

Na busca de aprimoramento musical e especialização, Mario partiu para Nova Iorque e depois para Lyon na França e Kristina para Basiléia/Suíça complementando seus estudos em Birmingham na Inglaterra. Ao retornarem do exterior trazendo na bagagem partituras e violas, uniram-se novamente realizando o primeiro concerto em 1995.

Nessa longa trajetória, o duo vem realizando apresentações pelo Estado e por todo o Brasil. Juntos solaram no concerto Bradenburgo nº6 de J.S. Bach, sob a regência de Ricardo Rocha, na Sala Cecília Meireles, RJ.
Gravaram em 2010 o CD “Fantasias para duas violas da gamba” com participação especial do cravista Eduardo Antonello, primeiro CD brasileiro dedicado ao repertório para duas  violas da gamba.  
                    
EDUARDO ANTONELLO, natural do Rio de Janeiro, é bacharel em cravo e mestre em práticas interpretativas pela UFRJ contemplado com bolsas de iniciação científica e mestrado pela instituição sob a orientação do prof. Marcelo Fagerlande. Participa ativamente como organizador da Semana do Cravo, evento anual promovido pela universidade e dedicado ao instrumento no Brasil. Até os 23 anos realizou mais de 120 concertos com diversos grupos musicais incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra do Theatro Municipal do Rio e Johann Sebastian Rio e com solistas como a Mezzo Soprano Jennifer Larmore e o violoncelista Antonio Meneses. Atualmente é cravista concursado da UFRJ e um dos cravistas mais requisitados nas salas de concerto do Rio de Janeiro.

****************************

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados