quarta-feira, 22 de março de 2017

Concertos de Eva na Casa Museu Eva Klabin


 



Sobre Pablo Rossi:

Vencedor do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, o jovem pianista brasileiro PABLO ROSSI vem compondo uma história musical e artística de grande destaque. 
Seus estudos musicais foram iniciados aos seis anos, com o professor de piano Álvaro da Silva, em Florianópolis/SC, conquistando o primeiro prêmio aos sete anos de idade, no IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages (1996). 

A dedicação ao piano clássico levou-o a buscar aprimoramento na cidade de Curitiba/Paraná com a renomada professora russa Olga Kiun, radicada no Brasil, ficando sob sua orientação de 1998 a 2006. Em 2012, 


Pablo Rossi concluiu o mestrado de piano, tendo recebido o célebre  diploma vermelho do Conservatório Tchaikovsky, integrando a classe da professora e concertista Elisso Virsaladze.


Dentre os onze primeiros lugares conquistados em concursos nacionais e internacionais, cabe destacar: Primeiro lugar no VII Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro (São Paulo, 1998); XIII Encuentro Internacional de Niños Y Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina. 2001), XI Concurso Internacional de Piano "Ciutat de Carlet" (Carlet/Espanha, 2002), 1º. Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros (Rio de Janeiro, 2003), este último já mencionado. 

Participou também de diversos cursos e máster classes com renomados mestres como Alexander Mndoyants, Viktor Merzhanov, Dina Yoffe, Norma Fisher, Stephen Kovacevich e Antônio Pappano.
Sua participação na vida musical inclui apresentações ao lado de importantes orquestras brasileiras e internacionais sob a regência de maestros prestigiados, i
Pablo Rossi realizou seu début internacional em recital na Semana Musical Llao Llao, no Hotel Llao Llao (Bariloche/Argentina, 2004). 

Mas seu verdadeiro lançamento internacional aconteceu, a convite da Fundação Inglesa "The Keyboard Trust", no Steinway Hall de Londres, em outubro de 2006, em atuação solo. Na seqüência, mais de 60 apresentações foram feitas na Europa, África e Estados Unidos. Na Itália (Roma, Verona, Vicenza e Trento), Alemanha (Berlim, Hamburgo, Singen e Frankfurt), Estados Unidos (Nova Iorque, Delaware e Palm Beach), Rússia (Moscou e Kirov), México (Monterrey e Torreon), Chipre (Nicosia) e Tunísia (Tunis).  
Em seu primeiro CD, gravado aos 11 anos de idade, Pablo executa, com raro brilho e inteligência, obras de Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno. Em 2008 lançou seu segundo CD, "Pablo Rossi - Live at Steinway Hall", com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin - gravado ao vivo em Londres. 


Atualmente, Pablo vive em Bruxelas, Bélgica, e desenvolve intensa atividade como solista e músico de câmara, em duo com o violinista Juan Rossi e a soprano Rosana Lamosa.

O crítico Sakia Constantino, Chipre, escreveu ".....Rossi possui um belo som e grande requinte. Sua grande atenção aos detalhes de estilo criaram uma atmosfera encantadora. Ele mostrou total controle nas passagens rápidas(...) é um jovem talento de rara distinção, que está destinado a ir longe em sua carreira de concertista." 

(divulgação)

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados