sexta-feira, 17 de março de 2017

Nat King Cole -Centenário de nascimento

                                                          Inesquecível



Inesquecíveis
www.youtube.com/watch?v=MKCyUe4syc4 

Dezembro de 2015-A cantora e compositora norte-americana Natalie Cole morre aos 65 anos, em um hospital de Los Angeles, de insuficiência cardíaca congestiva causa por complicações de um transplante de rim e hepatite C. 
Neste vídeo, já podemos avaliar seu precário estado de saúde e diminuição do alcance da voz.
Ganhadora de nove prêmios Grammy, Natalie ficou conhecida por interpretar músicas como "This will be" e "Unforgettable", esta famosa pelo dueto "virtual" acima,entre a artista e seu pai, o também cantor e compositor Nat King Cole .

******

"Old King Cole" é uma popular cantiga de roda em língua inglesa que faz referência a um lendário monarca que num dos contos da Mamãe Gansa (1897),Mother Goose in Prose, é um  aldeão que foi selecionado ao acaso para suceder o Rei de Whatland que morrera sem descendentes.
Foi neste personagem bonachão e com o seu mesmo sobrenome que Nathaniel Adams Coles, nascido a 17 de março de 1917, se inspirou para criar seu nome artístico.
Cantor e pianista de jazz, aprendeu a tocar o instrumento na igreja onde seu pai ,Edward James Cole Sr,era pastor na Primeira Igreja Batista. A mãe, Perlina Adams,dirigia o coro.

O casal teve 13 filhos,mas apenas 5 sobreviveram até a idade adulta.  

A família  mudou-se para o bairro de Bronzeville   ,em  Chicago, cenário do jazz e do rhythm and blues  da cidade. Nat e o irmão Eddie  ouviam o som da música de  Louis Armstrong e Jimmie Noone direto da janela de sua casa, numa viela  próxima .
Além dos estudos convencionais e aulas de  piano e órgão dadas  pela mãe, Nat começou, aos doze anos ,a estuda música clássica. Adolescente, criou o  grupo Nat Coles and His Rogues of Rhythm

Começo de carreira

 Nadine, 1a esposa de Nat, Divórcio em 1948
1936 - Conhece sua primeira mulher,  Nadine Robinson e,  com ela,  participa do musical   Shuffle Along, primeiro espetáculo na Broadway com  elenco unicamente negro.

Terminada a turnê, em Los Angeles, Nat e Nadine resolvem ficar no sul da Califórnia para investir nas carreiras.
Ali ,Nat Cole encontra o guitarrista Oscar Moore e o baixista Wesley Prince e , em 1937,formam um trio.  Foi  o produtor Swanee Lewis  que criou uma peça publicitária  onde Nat usava uma coroa-  artifício que não deu muito certo,mas fez o cantor  encontrar suaa identidade artística : Nat « King » Cole.

Sem ser um verdadeiro cantor, tenta cantar com seu King Cole Trioi, somente para acrescentar uma novidade ,já que o conjunto era apenas instrumental. Esta foi a melhor decisão de sua vida.
O trio assima com a Capital Records  e grava  Straighten Up and Fly Right. Mais de um milhão de cópias vendidas prova o "peso" da voz de Nat King Cole.Sempre indeciso em investir na carreira de cantor, ccontinua a se apresentar como pianista. 
En 1942, Johnny Miller substitui Wesley Prince como baixista.

Fama 
Março de  1945, o álbum The King Cole Trio (Vol. 1) chega às paradas de sucesso. O trabalho seguinte,  The King Cole Trio (Vol. 2) ,de 1946, vem com o sucesso de  (I Love You) For Sentimental Reason.  
Nat passa a cantar com uma orquestra de cordas, mudando o papel do trio na carreira de seu líder,que substitui  Bing Crosby num prograna de rádio da cadeia  Kraft Music Hall. 

Em 1946, se apresenta em Las Vegas pela primeira vez. Ao saber que não era permitida a entrada de negros na platéia  casa de shows se recusa a continuar a se apresentar ali.
Nature Boy (1948) do  The King Cole Trio (Vol. 3) marca  Nat King Cole como um dos raros artistas negros a agradar o público branco  ( isso mesmo,leitores)
  
Mona Lisa, o próximo sucesso, vendeu 3 milhões de cópias.   

1950 é o ano da  primeira turnê do trio na Europa e ,também, primeira aparição no  show de Ed Sullivan..
En 1951, a palavra  « Trio » desaparece e os albuns,shows apenas anunciam    « Nat King Cole ». 
e o single   Unforgettable torna-se um clássico.,ganhando Disco de Platina.  
Nat King Cole Trio e  Nat e seu último amor -Gunilla Hutton.
 Cole faz a primeira grande turnê como solista em 1954. 
 Em 1958, grava diversos  sucessos em espanhol  e  Quizás, quizás, quizás  de Osvaldo Farrés, ganha tambén status de clássico 
  Convidado pela rainha Elizabeth II, canta no Victoria Palace,em 1960 ,ao lado de   Liberace et Sammy Davis, Jr..


O segundo casamento e racismo

Após se divorciar de Nadine,  casou com Maria Hawkins Ellingto,cantora de jazz, em 1948 e permaneceu com ela até a morte em 1965. 
O casal teve 5 filhos, dois adotados: Natalie,Casey e Timolin, Carol e  Nathaniel Kelly . 
 a casa em Hancock Park
família se mudou para o bairro  chique de Hancock Park, em Los Angeles, então área só  ocupada por brancos. e os moradores não aprovaram a chegada de  família negra.O cãozinho deles   foi envenenado e o gramado em frente, destruído.
 Maria, 2a esposa
Nenhuma ação legal foi  possível, e os Cole se mudam. Os vizinhos avisam que eles são "indesejáveis"  e  reação do cantor ficou famosa: ele avisa de volta  que quando decidir se mudar dali, mandará uma circular para os moradores. 

Dias finais e legado 


Cole teve casos durante seus casamentos. 

Mas,aos 45 anos, se apaixonou de verdade pela atriz e cantora sueca Gunilla Hutton,dezenove anos e uma carinha de boneca.
Estava já afastado de Maria, cuidando do divórcio, quando começou a se sentir fraco,emagreceu e foi diagnosticado com câncer terminal na coluna.   
Maria  o recebeu de volta e o cuidou durante a breve doença e  permaneceu ao lado até a morte do cantor,em 15 de fevereiro de 1965,em Santa Monica,Califórnia.
 Em uma entrevista, Maria não expressou nenhum ressentimento  sobre este delicado momento.Ao contrário,enfatizou o legado musical do marido e mostrou-mais uma vez- a classe que era sua característica. 
 ****

Passagem pelo Brasil- direto da Wikipedia

"Cole fez apresentações no Brasil em 17,18 e 19 de abril de 1959, no estádio do Maracanãzinho e ginásio do Tijuca Tênis Clube (cidade do Rio de Janeiro), com lotações de 20000 e 11000 pessoas, respectivamente. Em 21, 23, 24 e 25 de abril do mesmo ano, suas apresentações ocorreram no antigo Teatro Paramount, em São Paulo.
Além disso, fez uma apresentação no Golden Room do hotel Copacabana Palace.
Concedeu diversas entrevistas e participou ainda de mais dois outros eventos: um coquetel promovido pela gravadora Odeon (distribuidora dos LP's da Capitol Records) e um almoço com o então Presidente da República Juscelino Kubistscheck, no Palácio das Laranjeiras."

Filmografia

  • Citizen Kane (1941)
  • Here Comes Elmer (1943)
  • Pistol Packin' Mama (1943)
  • Pin Up Girl (1944)
  • Stars on Parade (1944)
  • Swing in the Saddle (1944)
  • See My Lawyer (1945)
  • Breakfast in Hollywood (1946)
  • Killer Diller (1948)
  • Make Believe Ballroom (1949)
  • The Blue Gardenia (1953)
  • Small Town Girl (1953)
  • Rock 'n' Roll Revue (1955)
  • Rhythm and Blues Revue (1955)
  • Basin Street Revue (1956)
  • The Scarlet Hour (1956)
  • Istanbul (1957)
  • China Gate (1957)
  • St. Louis Blues (1958)
  • Night of the Quarter Moon (1959)
  • Schlager-Raketen (1960)
  • Cat Ballou (1965)

*********

 
 Ouçam  a voz de seda, apreciem a elegância
https://www.youtube.com/watch?v=GfAb0gNPy6s 
 *******************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados