domingo, 1 de janeiro de 2017

2017 Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento


 Do site do SEBRAE



"A Assembleia Geral 70 das Nações Unidas designou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
Esta é uma oportunidade única para sensibilizar sobre a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento entre os tomadores de decisão do setor público e privado e do público, enquanto a mobilização de todas as partes interessadas a trabalhar em conjunto para tornar o turismo um catalisador para uma mudança positiva.
No contexto da Agenda de Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, o Ano Internacional do Turismo Sustentável visa apoiar mudanças nas políticas, práticas de negócios e comportamento do consumidor no sentido de um setor do turismo mais sustentável do que pode contribuir para o desenvolvimento.
O IY2017 irá promover o papel do turismo em cinco áreas-chave:
1. crescimento econômico inclusivo e sustentável
2. inclusão social, o emprego e a redução da pobreza
3. mudança de eficiência dos recursos, a proteção do ambiente e do clima
4. valores culturais, diversidade e património
5. compreensão mútua, paz e segurança.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas para o Turismo, foi mandatada para facilitar a organização e implementação do Ano Internacional, em colaboração com os Governos, as organizações pertinentes do sistema das Nações Unidas, organizações internacionais e regionais e outros relevantes partes interessadas.


Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração de matéria prima, é máxima.
Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.
A definição mais usada para o Desenvolvimento Sustentável é:
“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

********************** 

Nenhum comentário: