terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ABL -Encerramento da edição 2014 com a Orquestra Jovem de Paquetá



                     
A Orquestra



A Orquestra Jovem Paquetá é resultado do trabalho contínuo do Projeto Bem Me Quer Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá. 

Anualmente a orquestra participa de espetáculos temáticos do projeto, onde compositores e libretistas convidados criam uma obra relacionada à história e identidade da ilha. 

São muitos os compositores que se dedicaram a essa orquestra como Tim Rescala, João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes, que encararam o desafio de escrever para um grupo jovem ávido por novas conquistas.  


Além desses espetáculos cênicos a orquestra tem também em seu repertório obras tradicionais da música de concerto. 
São 20 jovens, entre 14 e 22 anos,  que se dividem entre flauta, clarinetas, violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, oboé, fagote, percussão e piano. 
Em janeiro / fevereiro de 2014, a OJP realizou sua primeira turnê internacional, se apresentando em cinco cidades da Alemanha com grande sucesso, tendo sido assistida por mais de 1500 pessoas.

***********

CIDADANIA ATRAVÉS DA ARTE 
Ilha de Paquetá _Foto André Bonacin
Bem Me Quer Paquetá é um projeto de capacitação artística e cultural por música de concerto, artes integradas e cidadania, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá desde 2000, que anualmente mobiliza centenas de crianças e jovens da Ilha de Paquetá. O projeto democratiza o acesso à cultura, capacita e gera oportunidades, promove o resgate e a preservação da memória e da identidade da ilha, elevando também a auto-estima de toda a comunidade de Paquetá. 
www.casadeartes.org     www.bemmequerpaqueta.org 

*********************

(continua)


Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados