quinta-feira, 10 de abril de 2014

Greenwich


Um terço do meu coração  agora mora aqui. E a miscelânea de estilos  e abundância de espaços se deve ao texto ter sido elaborado aos poucos,no decorrer da visita.Sorry... .
***********************************************
O Cutty Sark

SLR-Herstmonceux-B614.jpg
Observatório Real de Grennwich :A luz do laser verde "divide" as partes oriental e ocidental do planeta



O Royal Observatory Greenwich abreviado pela sigla ROG  é um observatório astronômico projetado pelo arquiteto Sir Christopher Wren, situado em Greenwich Park, um subúrbio de Londres, com vista para o Tâmisa.

Inaugurado em 22 de junho 1675, no reinado de Charles II,originou o cargo de   Astrônomo Real para seu diretor. John Flamsteed,


No ato de fundação, assim lhe foi exigido:   "deve ter  muito cuidado e a máxima diligência para corrigir tabelas mostrando movimentos do céu e da posição das estrelas fixas , para determinar as melhores longitudes e aperfeiçoando a arte de navegação. 

Pela primeira vez na Inglaterra um edifício foi construído especificamente para sediar um centro de pesquisa científica. 



A princípio abrigou os instrumentos científicos usados ​​por Flamsteed em seu trabalho sobre os astros.Depois disso,lhe,foram atribuídas novas tarefas : a medição do tempo  e a publicação de um Almanaque Náutico. 

Astrônomos britânicos usaram durante muito tempo o Observatório Real para estabelecer  as medidas de quatro meridianos distintos 
O ponto de partida da longitude, o Meridiano de Greenwich, foi determinado em 1851 e adotado em uma conferência internacional em outubro de 1884.

Originalmente, foi marcado por  uma tira de cobre no pátio, agora substituída por outra de aço inoxidável. 
Desde 16 de Dezembro de 1999, um poderoso laser verde, em algumas  noites , brilha ao norte nos céus de Londres .


   O Cutty Sark

Deve o seu nome a um personagem de ficção chamado "Cutty Sark", uma bruxa dançarina 

Linha do Tempo
(Fonte:Wikipedia)



1869-construído em Dumbarton,Escócia, nos estaleiros Scott & Linton, com projeto do engenheiro naval  Hercules Linton  e lançado ao mar no mesmo ano.


Fevereiro de 1870-Primeira viagem transportando chá





Em fins do século 19  os clippers foram substituídos pelos barcos a vapor na rota do chá,que  podiam passar  pelo Canal de Suez
 O Cutty Sark foi destinado então ao comércio de lã com a Austrália . Sob o comando do capitão Richard Woodget 

1895 - vendido à empresa portuguesa Joaquim Antunes Ferreira e Cia  agora rebatizado  como "Ferreira". 
Transportou vários tipos de mercadorias entre a metrópole e as então colônias africanas.
1916 sofreu estragos provocados pelo mau tempo, 
até 1922, navegou entre Portugal, Angola, Moçambique, Brasil,Estados Unidos e Reino Unido.



Em 1916 foi profundamente reformado, no porto de  C idade do Cabo e rebatizado como "Maria do Amparo". Em 1922 o capitão Wilfred Dowmanadquiriu a embarcação, devolveu-a ao seu aspecto original e destinou-a a embarcação de recreio.







Do século XX aos nossos dias



  daqui em diante,direto da Wikipedia

'Em 1954 foi levado a Greenwich, no Sudeste de Londres, e colocado em doca-seca. Ao final do século XX conservava-se como um barco-museu, constituindo-se em uma das principais atrações turísticas daquele bairro londrino, próximo ao Museu Marítimo Nacional, ao antigo Hospital e ao Parque. É um dos pontos de passagem obrigatórios durante a Maratona de Londres.
A embarcação arvora uma bandeira com a legenda "JKWS", o código que representa Cutty Sark no Código internacional de sinais, introduzido em 1857.
A embarcação inspirou a marca de whisky com o mesmo nome. Uma imagem do veleiro figura no rótulo e antigamente, a marca patrocinava uma corrida de clipper conhecida como "Cutty Sark Tall Ships' Race".
No início do século XXI, encontrava-se em processo de restauração, em sua doca-seca em Greenwich, ao custo estimado de 25 milhões de libras esterlinas. 
Uma etapa do projeto previa elevar o casco do mesmo na doca a cerca de três metros de altura, para a construção de museu que permitisse aos visitantes observar o seu casco por baixo.
Com o devastador incêndio de 21 de maio de 2007 , os trabalhos foram suspensos".

No entanto, corrijo a Wikipedia : foi totalmente reformado e inaugurado em 2012 pelo  Príncipe William
*******************************************************************************************************************




 

  

 
















  

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados