domingo, 17 de março de 2013

PARA SEMPRE NAZARETH na FEK

  Lotação Esgotada


************************

 Concertos de Eva - Duo Neti Szpilman e  Yuka Shimizu

DUO NETI SZPILMAN E YUKA SHIMIZU

21 de Março, quinta-feira

Visita guiada às 19 h
Coquetel às 20 h
Concerto às 20:30 h

ingressos: r$30,00 inteira | r$15,00 meia (acima de 60, estudantes)
Reservas com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br
clube do assinante do globo: 20% de desconto



Programa:
Noturno
Você bem sabe
O feitiço não mata (letra de Ary Kerner)
Tudo sobe (letra e música de Ernesto Nazareth)
Brejeiro
Confidências          
Sertaneja (letra de Catullo da Paixão Cearense)
A Florista (letra de Francisco Telles)
Apanheite Cavaquinho
Beija Flor (letra e música Ernesto Nazareth)
Odeon          
Êxtase (letra e música de Ernesto Nazareth)
Gaúcho
Escorregando          

Neti Szpilman
O soprano Neti Szpilman destaca-se pela versatilidade. Iniciou sua carreira cantando em musicais como West Side Story, Revivendo Glenn Miller, Sapateando Duke Ellington e, mais recentemente, Sinatra Olhos Azuis.
Possui vasta experiência camerística e dedica-se principalmente ao canto lírico, tendo estudado com o Prof. Richard Reiß, na Freiburg Musikhochschule (Alemanha). Atualmente, especializa-se na técinca r
ussa ?Tecling?, com a Profa. Elena Konstantinovna.
Tem atuado como solista em grandes produções, principalmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tais como: As Bodas de Fígaro (Condessa), Turandot (Liú), Il Triptico, Electra, Fosca (papel título), O Condor (Odaléia), Viúva Alegre (Valentina), Cavaleria Rusticana (Lola), Norma (Clotilde), Carmen (Mercedes), La Traviata (Flora), entre outras.
Realizou concerto em homenagem a Carlos Gomes, com a Orquetra Sinfônica de Aracaju, sob a regência do maestro Ian Bressan. Atuou como solista com a Orquestra Petrobrás Sinfônica, sob a regência do maestro norte-americano Jack Wall.
Participou, como solista convidada, do centenário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a obra Poema de Itabira, musicada por Villa-Lobos, sob a regência do maestro Sílvio Barbato.
Na área de música contemporânea, tem trabalhado com a compositora Joci de Oliveira, com a qual participou do Primeiro Festival Internacional de Mulheres Compositoras, na cidade de São Paulo. Apresentou-se na 1a Audição de Composições Brasileiras e esteve nos espetáculos da série Palavras Brasileiras - Momentos da História do Brasil em Música. 
Em Israel, participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes. Na Alemanha, apresentou-se com árias de Wagner, Lieds e canções de Villa-Lobos.


 Yuka Shimizu


Nasceu na província de Saitama, Japão. Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio, sob a orientação da professora Keiko Kubota.
 Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil, em 1997, para pesquisar a vida e a obra do compositor Ernesto Nazareth. Ampliou seus estudos de música brasileira, formando-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001. Estudou com os professores Clara Sverner, Maria Teresa Soares e Mordehay Simoni.
Em Tóquio, tocou no Teatro Myonichikan, Musicasa e em Nagoya, apresentou-se na Sala Plaza Music. 
Tirou o primeiro lugar no Concurso de Talentos de Piano em Brasília e o terceiro lugar no Concurso de Piano para Repertório Brasileiro, em São Paulo.
Melhor intérprete de música brasileira e Bach no XI Concurso Nacional de Piano de Minas Gerais, ralizado na cidade de Belo Horizonte e segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Artelivre, em São Paulo. Recebeu ?Moção de Congratulações? por sua atuação como intérprete de Música Brasileira na Câmara Municipal de Rio de Janeiro.
Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros da cidade do Rio de Janeiro. Em 2006 gravou o CD Embalada pela Brisa do Rio, com músicas de Ernesto Nazareth. Vem divulgando a música de Ernesto Nazareth, tanto no Brasil como no Japão, tendo sido homenageada pelo biógrafo de Ernesto Nazareth, Luiz Antonio de Almeida, pelo fato  de ter vindo ao Brasil, para se especializar-se na obra do grande mestre. 
Foi orientada pelo pianista Aloysio de Alencar Pinto, ainda vivo e que durante anos ouviu Ernesto em pessoa. Também recebeu orientação de Maria Josephina Mignone, que conheceu os mistérios de se interpretar fielmente Nazareth, com seu esposo Francisco Mignone.
Anualmente retorna ao Japão, onde realiza recitais para divulgar a música Brasileira.
**************************************



*******************************
Nazareth


Homenagem da série  'Concertos de Eva", da  Fundação Eva Klabin, pela passagem dos 150 anos de nascimento   do carioca Ernesto Júlio de Nazareth (1863-1934) , pianista e compositor, considerado um dos grandes nomes do Tango Brasileiro,  hoje classificado como um subgênero do choro. 

Os "Concertos de Eva",dentro do projeto "Quintas com música são organizados por Marcio Doctors,
com programação e produção da jornalista e  produtora cultural Nenem Krieger 

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados