Nelson Cavaquinho (Nelson Antônio da Silva)
*29 de outubro de 1911
+18 de fevereiro de 1986
********************
Importante figura da música popular brasileira.
Compositor e cavaquinista que na idade madura preferiu o violão e desenvolveu uma nova forma de interpretar, usando somente dois dedos da mão direita.
***************
Mini biografia
Era filho de Brás Antônio da Silva, músico da banda da Polícia Militar.
Bem cedo passou a frequentar as rodas de choro quando ganhou o apelido que o marcou pela vida inteira.
O primeiro casamento foi com Alice Ferreira Neves, com quem teve quatro filhos.
O sogro o colocou na Polícia e Nelson fazia rondas noturnas a cavalo, nas proximidades do Morro da Mangueira, zona norte do Rio,onde se tornou amigo de sambistas como Cartola e Carlos Cachaça.
.
Sua obra consta de quatrocentas composições, entre elas clássicos como "A Flor e o Espinho" e "Folhas Secas", ambas em parceria com Guilherme de Brito. Deixando a Polícia e com dificuldades financeiras,vendia parcerias de sambas que compunha sozinho.Inconformado, Cartola abandonou a parceria "para conservar a amizade" .
********
Cyro Monteiro foi o grande impusionador da carreira de Nelson Cavaquinho,fazendo várias gravações de suas músicas.
Somente na década de 60, o público pode conhecê-lo pessoalmente,quando passou a se apresentar no Zicartola, bar de Cartola e Dona Zica no centro do Rio.Em 1970 foi lançado seu primeiro LP, "Depoimento de Poeta", pelo selo Castelinho.
Com mais de 50 anos de idade, conheceu Durvalina que foi a companheira pelo resto da vida. Morreu em 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.
**********************************************
No carnaval de 2011 a escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho pelo seu centenário com o enredo "O Filho Fiel, Sempre Mangueira"
Nenhum comentário:
Postar um comentário