terça-feira, 16 de agosto de 2011

XI Congresso Mundial de Art Déco No Rio

(divulgação)
" De dois em dois anos os grandes especialistas e amantes do estilo Art Déco se encontram ao redor do mundo. Consagram as cidades onde se realizam, despertando a atenção da comunidade mundial de interessados no Art Déco, cada dia mais numerosa.

O primeiro Congresso realizou-se em 1991, em Miami, Estados Unidos.


As edições seguintes aconteceram em cidades como Los Angeles, Londres, Cidade do Cabo.
Os três últimos eventos foram realizados em Nova York (2005), Melbourne (2007) e Montréal (2009).

Vencedor da disputa entre as candidaturas do Rio e a do combinado Paris/Reims/ Saint-Quentin, o Rio de Janeiro recebeu o maior número de votos dos delegados, e assim a cidade está, desde o último Congresso, oficialmente designada para sede do Congresso Mundial de Art Déco em 2011.
O 11o Congresso Mundial de Art Déco acontece no Rio, contando com a presença de grandes pesquisadores internacionais, em uma rica programação durante 7 dias de evento.

A cidade do Rio de Janeiro preserva cerca de 300 prédios exemplares do estilo Art Déco, sendo a grande referência do estilo na América Latina.

Além disso, o Cristo Redentor, recém-eleito uma das “Sete maravilhas do mundo moderno”, é certamente a maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo.

Em 2011, ano da realização do Congresso, o monumento completa 80 anos.
*****************
*********************************************************
Art Déco -Art Décoratif
"Foi um movimento internacional de design que ocorreu entre 1925 e 1939, que afetou as artes decorativas, a arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema.
A sua popularidade na Europa foi durante o auge dos chamados loucos anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos durante a década de 1930.
Muitos movimentos de design tiveram raízes em intenções filosóficas ou políticas mas a Art Déco foi meramente decorativa.
Visto como estilo elegante, funcional e ultra moderno.
Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo.
Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados.
Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres.
Diferente da art nouveau, mais rebuscada, a arte déco tem mais simplicidade de estilo."
**************************************************************************

Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados