sexta-feira, 20 de maio de 2011

20 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA METROLOGIA


****************
No dia 20 de maio é celebrado o Dia Mundial da Metrologia, comemorando a assinatura da Convenção Internacional do Metro em 20/5/1875,em Paris,no Salão do Relógio do Ministério das Relações Exteriores da França(foto)para preservar os padrões do sistema métrico.

Foi revisado na sexta Conferência de Pesos e Medidas em 1921, quando o Brasil aderiu ao Tratado Este acordo diplomático agrupa,atualmente, 51 países de todos os continentes.

***********************************
Inmetro comemora hoje o Dia Mundial da Metrologia

"Por sugestão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), as homenagens de 2011 são para o Ano Internacional da Química, com o tema "Química, nossa vida, nosso futuro".
A Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) promoverá evento comemorativo no Campus de Laboratórios em Xerém (RJ), no sábado, para demonstrar a importância do desenvolvimento da metrologia química. Na programação, está um debate sobre a importância do desenvolvimento de Materiais de Referência Certificados (MRCs) na área de alimentos.
Na ocasião, será exibido um documentário sobre a cientista Marie Curie, primeira personalidade a ser contemplada duas vezes com o Prêmio Nobel (de Física, em 1903, e de Química, em 1911).
Na parte da tarde, alunos de cursos técnicos de Química e Metrologia participarão de atividades interativas com o apoio dos profissionais da Dimci e da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), além de visitação ao Museu do Inmetro.
Moacir Monteiro, coordenador da Operação Lei Seca, ligada à Secretaria de Estado do Governo do Rio, fará palestra sobre a importância do etilômetro, instrumento usado para medir a quantidade de ingestão de álcool e que vem auxiliando bastante na redução de acidentes de trânsito.
Também será montado um pequeno experimento no hall do Prédio 6, mostrando simulações das etapas de produção do biodiesel. Por fim, os alunos observarão medições de pH, com a utilização do aparelho pHmetro e de fitas indicadoras de pH."
(divulgação)
**************************************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados