 
Liberdade
"A Liberdade é um bairro turístico da cidade de São Paulo, localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé.
É conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, a  qual, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão"
***********************************
Foi em 1912 que os cerca de 300 imigrantes japoneses  descobriram a rua Conde de Sarzedas,num local bem central,perto de seus locais de trabalho, e que contava com casas com que  tinham porões
Os aluguéis dos quartos ali localizados,onde moravam grupos de pessoas, eram baratíssimos.
Logo  começaram a surgir os comércios:   uma hospedaria, um armazém, uma  fabricava fábrica de tofu (queijo de soja), outra que fabricava manju (doce japonês) e  agenciadores de empregos.também firmas agenciadoras de empregos.
O bairro japonês
Em 1932 eram cerca de 2 mil os japoneses na cidade de São Paulo. Em busca de um trabalho na csvinham diretamente do Japão e também do interior, quando acabavam seus  contratos de trabalho na lavoura. 
Mais de 60 tipos de atividade eram  direcionados à colônia agora nipo-brasileira. 
Em  1946 foi fundado o jornal São Paulo Shimbun, o primeiro no pós-guerra   
Em   1947, iniciaram as atividades no bairro o  Jornal Paulista,a   Livraria Sol (Taiyodo),agência de viagens Tunibra  
Em  1953, foi inaugurado in na rua Galvão Bueno um prédio de 5 andares, com salão, restaurante, hotel  e uma grande sala de projeção  para 1.500 espectadores, o Cine Niterói
 
Ali eram exibidos  filmes  produzidos no Japão
A rua Galvão Bueno passou a ser o centro do bairro japonês, crescendo em volta do cinema.
 Em abril de 1964 foi inaugurado o prédio da Associação Cultural Japonesa de São Paulo (Bunkyô) na esquina das ruas São Joaquim e rua Galvão Bueno.
E
m junho de 2008, o Príncipe herdeiro Naruhito  lá esteve, durante sua visita de a  11 dias  ao Brasil ,para comemorar  o centenário da  imigração japonesa.
*************************************
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário