“Não há uma hierarquia entre os participantes – todos ‘estamos’ artistas – e cada um colabora com o que tem, pode e quer; num sentido coletivo e poético.”
Entre os dias 15 de Setembro e 02 de Outubro – próximo a abertura da Bienal de São Paulo – um grupo de artistas e interessados em fazer arte e política ocupam um galpão em Pinheiros, num encontro que não pode ser tratado apenas como uma exposição de arte, mas uma exposição de motivos.Há quinze anos Franz Manata deu início a um programa que já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e tem agora, em São Paulo, a sua mais madura e completa edição.
Desde seu início o projeto assumiu várias configurações, nomes e formatos. Nessa edição Maria Montero responde pela gestão curatorial e formatação final com Franz.
Durante um ano os dois percorreram cidades e ateliês mobilizando artistas com os quais Franz se envolveu de forma profissional e afetiva, ao longo da última década, pra fazer arte e política.
Construiu-se, assim, uma rede colaborativa que envolve: artistas, amantes da arte, colecionadores, empresários, técnicos
Rua Virgílio Carvalho Pinto, 522 Pinheiros-SP | 19 set a 2 out 2010
Artistas "em esquema de reality show" apresentam exposição de motivos em Exposição de Arte
Entre 15 de setembro e 2 de outubro, coincidindo com a inauguração da Bienal, artistas ativistas estão ocupando um galpão no bairro paulista de Pinheiros ,fazendo acontecer um evento que-afirmam-não é apenas uma exposição de arte mas, também, uma exposicão de motivos.
Num programa de imersão,alguns artistas se mudaram para o espaço onde continuarão a produzir suas obras, outros interagirão com comunidades e escolas próximas e outros mais continuarão nas atividades de seu cotidiano.
Eles formam o grupo
Abotoados Pela Manga
conta com a participação de:
André Sicuro, André Lenz, Bromélio, Chico Fernandes, Cleantho Viana, Cristiano Rennó, Daniel Murgel, Evandro Machado, Franz Manata, Gustavo Esperidião, João Maciel, Maria Montero, Pedro Victor Brandão, Vivian Caccuri e os coletivos: Filé de Peixe, OPAVIVARÁ, SoundSystem e vários colaboradores
“Num momento em que a Bienal faz política e seus artistas a representam, nós agimos politicamente”, explica o mineiro Franz Manata que divide a curadoria e formatação final com a paulista Maria Montero .
Não há uma hierarquia entre os participantes – todos “estão” artistas – e cada um colabora com o que tem, pode e quer; num sentido coletivo e poético".
************************
Sobre os organizadores
Franz Manata
nasceu em Belo Horizonte e vive no Rio de Janeiro.
É artista, curador independente e professor. Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Desde 2004 é professor da EAV Parque Lage, RJDe 2001 a 2008 trabalhou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no departamento de curadoria. Participa, desde 1994, de projetos solo e coletivos no Brasil e no exterior, destacando-se o projeto SoundSystem em parceria com Saulo Laudares.
Maria Montero
nasceu e vive em São Paulo.
Produtora cultural e curadora independente.
Diploma em Arts Psycotherapy na Goldsmith College.
Atualmente cursando Arte: História, Crítica e Curadoria na PUC-SP.
Coordenadora da versão brasileira do Sonar Dia no Instituto Tomie Ohtake.
Curadora do Galpão House of Erika Palomino onde apresentou diversas mostras de artistas contemporâneos.
Em 2009 coordenou o projeto de residência RBHA.
Durante três semanas, artistas e interessados em fazer arte e política ocupam um galpão em Pinheiros, São Paulo-SP.
*de 15 de setembro a 02 de outubro de 2010
*Local:Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 522, Pinheiros.
*de segunda a sexta das 10:00 as 21:00
*Sábados e domingos das 10:00 as 20:00
*Artistas Participantes:
André Sicuro, André Lenz, Bromélio, Chico Fernandes, Cleantho Viana, Cristiano Rennó, Daniel Murgel, Evandro Machado, Franz Manata, Gustavo Esperidião, João Maciel, Maria Montero, Pedro Victor Brandão, Vivian Caccuri e os coletivos: Filé de Peixe, OPAVIVARÁ, SoundSystem
ENTRADA FRANCA
*************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário