segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Combo Cultural de Primavera em Sampa II- "Abotoados pela manga"



“Não há uma hierarquia entre os participantes – todos ‘estamos’ artistas – e cada um colabora com o que tem, pode e quer; num sentido coletivo e poético.”
Entre os dias 15 de Setembro e 02 de Outubro – próximo a abertura da Bienal de São Paulo – um grupo de artistas e interessados em fazer arte e política ocupam um galpão em Pinheiros, num encontro que não pode ser tratado apenas como uma exposição de arte, mas uma exposição de motivos.
Há quinze anos Franz Manata deu início a um programa que já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e tem agora, em São Paulo, a sua mais madura e completa edição.
Desde seu início o projeto assumiu várias configurações, nomes e formatos. Nessa edição Maria Montero responde pela gestão curatorial e formatação final com Franz.
Durante um ano os dois percorreram cidades e ateliês mobilizando artistas com os quais Franz se envolveu de forma profissional e afetiva, ao longo da última década, pra fazer arte e política.
Construiu-se, assim, uma rede colaborativa que envolve: artistas, amantes da arte, colecionadores, empresários, técnicos
Rua Virgílio Carvalho Pinto, 522 Pinheiros-SP | 19 set a 2 out 2010



Artistas "em esquema de reality show" apresentam exposição de motivos em Exposição de Arte

Entre 15 de setembro e 2 de outubro, coincidindo com a inauguração da Bienal, artistas ativistas estão ocupando um galpão no bairro paulista de Pinheiros ,fazendo acontecer um evento que-afirmam-não é apenas uma exposição de arte mas, também, uma exposicão de motivos.
Num programa de imersão,alguns artistas se mudaram para o espaço onde continuarão a produzir suas obras, outros interagirão com comunidades e escolas próximas e outros mais continuarão nas atividades de seu cotidiano.
Eles formam o grupo

Abotoados Pela Manga
conta com a participação de:

André Sicuro, André Lenz, Bromélio, Chico Fernandes, Cleantho Viana, Cristiano Rennó, Daniel Murgel, Evandro Machado, Franz Manata, Gustavo Esperidião, João Maciel, Maria Montero, Pedro Victor Brandão, Vivian Caccuri e os coletivos: Filé de Peixe, OPAVIVARÁ, SoundSystem e vários colaboradores
“Num momento em que a Bienal faz política e seus artistas a representam, nós agimos politicamente”, explica o mineiro Franz Manata que divide a curadoria e formatação final com a paulista Maria Montero .
Não há uma hierarquia entre os participantes – todos “estão” artistas – e cada um colabora com o que tem, pode e quer; num sentido coletivo e poético".
************************
Sobre os organizadores
Franz Manata
nasceu em Belo Horizonte e vive no Rio de Janeiro.
É artista, curador independente e professor. Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Desde 2004 é professor da EAV Parque Lage, RJDe 2001 a 2008 trabalhou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no departamento de curadoria. Participa, desde 1994, de projetos solo e coletivos no Brasil e no exterior, destacando-se o projeto SoundSystem em parceria com Saulo Laudares.
Maria Montero
nasceu e vive em São Paulo.
Produtora cultural e curadora independente.
Diploma em Arts Psycotherapy na Goldsmith College.
Atualmente cursando Arte: História, Crítica e Curadoria na PUC-SP.
Coordenadora da versão brasileira do Sonar Dia no Instituto Tomie Ohtake.
Curadora do Galpão House of Erika Palomino onde apresentou diversas mostras de artistas contemporâneos.
Em 2009 coordenou o projeto de residência RBHA.
******************************************************

SERVIÇO
ABOTOADOS PELA MANGA

Durante três semanas, artistas e interessados em fazer arte e política ocupam um galpão em Pinheiros, São Paulo-SP.


*de 15 de setembro a 02 de outubro de 2010
*Local:Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 522, Pinheiros.

*de segunda a sexta das 10:00 as 21:00
*Sábados e domingos das 10:00 as 20:00

*Artistas Participantes:
André Sicuro, André Lenz, Bromélio, Chico Fernandes, Cleantho Viana, Cristiano Rennó, Daniel Murgel, Evandro Machado, Franz Manata, Gustavo Esperidião, João Maciel, Maria Montero, Pedro Victor Brandão, Vivian Caccuri e os coletivos: Filé de Peixe, OPAVIVARÁ, SoundSystem
ENTRADA FRANCA

*************************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados