domingo, 15 de novembro de 2009

Baixou o Gene Kelly

                          
                                     (15 de novembro, 2009)
O Departamento de Compras nunca foi minha especialidade e me lembrei ,com muitas saudades da Mãe, primeiro aflita, depois altamente decepcionada com a descendência, ao ajudar a desfazer inúmeras malas de inúmeras viagens a inúmeras procedências
Em lugar dos perfumes e modelitos de grifes saíam obras esotéricas e sobre OVNIS,cartazes, folders  e livros pesadíssimos de exposições,incensos,baralhos de Tarot. E os presentinhos dela, claro.
Assim sendo, que me perdoem os consumistas,mas este outro domingo foi dedicado primeiro a uma feira de artesanato e antiguidades em Montparnasse e,depois,aos straßenkunst,artistas de rua.E o ninho deles é Montmartre.
Hollywood descobriu isso e explorou bastante o gênero no pós-guerra.

Saindo do metrô diretamente na Place des Abasses,havia uma bonequinha americana-uma Barbie ao vivo- e seu bonitão francês que tocava um teclado com carinho,se bem que a bateria- vez por outra- pifava e a Barbie tinha que continuar a capella. E foi a cappela que cantou um "Hino ao Amor" de arrepiar, provavelmente no mesmo local onde Piaf foi descoberta.Também dançava um charleston com muita graça.Deu lugar a um grupo de capoeira da terra.E a um octeto de jazz ótimo e assim seguiu o passeio.
Fomos andando sentindo a música nos seguir,ou nós é que seguíamos a música?
Lojas?umas poucas, além das habituais para turistas
Subindo pelo funiculaire, a gente desembarcou quase em frente à escadaria da Basílica que preferi ignorar dessa vez porque, na imensa e larga escadaria em frente, um negro estiloso cantava repertório super sofisticado e-imaginem-comandava a massa, dividindo o coro entre vozes masculinas e femininas,à la Simonal dos velhos tempos de paz.
E cantava Bob Dylan,Peter Paul & Mary,os Stones,Bob Marley..nossa... foi mágico participar daquilo.
E no meio da multidão, alguém avisou que certo Christopher fazia aniversário.Ele desceu super encabulado com seu baseadinho (ou cigarrinho feito à mão) na orelha esquerda e ouviu um Happy Birthday to You  que,certamente,vai lhe ficar inesquecível, regido pelo moço afrodescendente.
Terminado o concerto ao ar livre (começou a chover e está escurecendo em torno das 4 e meia da tarde),ao colocar minha colaboração no chapéu perguntei, por curiosidade, se no repertório dele havia bossanova."Não há" ..e ele continuou, eufórico:" "Brasil?? Brasil??Fio Maravilha??? (sic) Vou tentar aprender" João Batista de Sales, o Fio Maravilha ( 1945-) é um ex-futebolista brasileiro. Defendeu o Flamengo e,nos Estados Unidos,jogou pelo New York Eagles, Monte Belo Panthers e San Francisco Mercury e,a essas alturas,deve continuar entregando pizzas em San Francisco (ou L.A.?), depois de -bobamente- ter processado Jorge Ben pelo "uso indevido de seu nome" na canção que o fez tão,mas tão,tão,tão conhecido que uns vinte anos depois é associada diretamente ao nome do Brasil pelo cantor de rua.
Você desce a montanha a pé, porque pra baixo todo santo ajuda e para em frente ao " Lapin Agile" (f).que ainda funciona diariamente -menos domingo- e onde Picasso desenhava nos guardanapos em troca de um prato de sopa e onde também faziam ponto,através dos tempos,Modigliani, Apollinaire, Utrillo

 Nesse instante você entende o porque de Gene Kelly,Leslie Caron,Oscar Levant e o elenco do filme terem 'baixado' ali mesmo e a vontade que me deu de sair dançando pelas escadas, esquinas e praças.
Oh la la la!!   ************************************************************************************

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei tudo mas o OH LA LA LA foi especial! Saudades, The! (Snif! Tô com problemas aqui, o IE não abre o login do meu blog...não posso postar nada! grrrrrrrrrrr) Beijos. Esperando você. Boa viagem!

Vera Vieira

THEREZA FISCHER PIRES disse...

pode preparar o feijão preto que eu tô voltando..
Beijos, querida Vera

THEREZA FISCHER PIRES disse...

pode preparar o feijão preto que eu tô voltando..
Beijos, querida Vera

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados