quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Projeto Lumen- Intervenções Luminosas no Rio de Janeiro-Etapa 2


De 21 a 30 de agosto:

O segundo momento do projeto acontece no Hotel Glória e no viaduto da Praça XV
 

Com uma intervenção denominada "Glória", Giancarlo Neri transformará cerca de 70 janelas do tradicional Hotel Glória em anúncios publicitários das décadas de 60 e 70,um globo luminoso como se fosse a Lua descerá e subirá na fachada e o letreiro do hotel  ganhará iluminação. "Será uma sequência dinâmica, cíclica, quase musical das luzes, com duração de 10 a 15 segundos",explica o artista
O Hotel Glória,no bairro do mesmo nome no centro do Rio, foi inaugurado em 1922 ,pelo então presidente Epitácio Pessoa,fica em frente ao Aterro ( o nosso Central Park) e é um cartão postal da cidade.
Não é a primeira visita do artista ao Brasil.Já expôs aqui "ROMARIO",instalação que junta os nomes das duas cidades-Roma e Rio. .
Sua obra mais divulgada é "Massimo Silenzio", que foi apresentada no circuito Dubai,Roma e Madri,com dez mil luzes de cores diferentes e de formato esférico brilhando `a noite.
*********
"Clara Clara",da escultora paulista Laura Vinci, estará no Viaduto da Praça XV (foto abaixo), no centro do Rio,
que receberá
cinco grandes bolsas em forma de rede e de tamanhos variados utilizando elementos de iluminação pública "de forma orgânica."
Cada bolsa ,suspensa sobre o viaduto,conterá sete luminárias conectadas por fios elétricos.E o resultado final "será uma iluminação mais difusa, sem a lógica racional frequentemente produzida pela iluminação pública", diz a artista. 
A Prefeitura do Rio está cuidando da revitalização da Zona Portuária e a demolição do viaduto é um consenso entre a equipe que se ocupa do projeto,o que dá ao trabalho de Laura Vinci uma outra dimensão,muito peculiar. Talvez seja o último evento montado no local.
********
O Projeto Lumen tem  o patrocínio da LIGHT-Serviços de Eletricidade do Rio de Janeiro e a terceira e última etapa acontecerá em setembro.
************************

Nenhum comentário:

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados