quarta-feira, 29 de março de 2017

Bicentenário da Revolução Republicana em Pernambuco

A bandeira da Revolução Pernambucana de 1817 (imagem) inspirou a atual  bandeira de Pernambuco  As três estrelas representam Pernambuco, Paraíba  Rio Grande do Norte e outras estrelas seriam inseridas ao passo que outras capitanias do Brasil aderissem oficialmente à confederação.



 O texto de Cristiana Gomes  para o site InfoHistória é tão completo e de fácil compreensão que cai aqui neste espaço "como uma luva".

Acrescentei apenas as imagens.

**************




Revolução Pernambucana de 1817










"Em 1817, aconteceu a revolução pernambucana.
 Os revoltosos queriam proclamar a República e com isso acabar com o sistema de governo existente.
Vários fatores causaram a revolução:
 
1- Os Gastos da Corte no RJ
Vieram juntamente com a Família Real cerca de 15000 pessoas que eram sustentadas pelo governo. A maioria (nobres e funcionários do governo português) passou a ocupar os principais postos na administração (tinham esses cargos somente para receber pagamentos).
 
Havia também os gastos com comidas, roupas, festas, etc.
O governador de Pernambuco era obrigado a enviar grandes somas de dinheiro para o Rio de Janeiro e com isso, atrasava o salário dos soldados causando um descontentamento geral no povo brasileiro.
 
 
2- Rivalidade entre Brasileiros e Portugueses
A mudança da Corte para o Rio de Janeiro deixou Portugal arruinado, pois o país perdeu o monopólio sobre o comércio colonial e passou a ser dependente da Inglaterra. Por causa disso, muitos portugueses vieram para o Brasil para tentar uma vida melhor.
Começaram a trabalhar em vários lugares (repartições públicas, casas comerciais, indústrias) tirando o lugar de muitos brasileiros.
 
3- Influência da Independência dos EUA
Vários países da América queriam seguir o exemplo dos americanos.
 
 
4- Influência da Revolução Francesa
Os ideais da Revolução Francesa influenciaram muitas nações.
5- Colônias Espanholas
Algumas Colônias Espanholas eram independentes
A revolta começou quando um soldado matou um português durante as festas comemorativas da expulsão dos holandeses.
Os revoltosos tomaram Recife e libertaram os presos políticos. O governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro fugiu para o Rio de Janeiro.
Os líderes da rebelião chamavam-se: Domingos José Martins, José de Barros Martins (tinha o apelido de “Leão Coroado”), João Ribeiro e Miguelinho (esses dois últimos eram padres).
Em Recife os revoltosos organizaram um governo provisório que tinha representantes do clero, do comércio, do exército, da justiça e dos fazendeiros.
Medidas Tomadas
- Abolição dos impostos
- Liberdade de imprensa

O novo governo seria republicano.
 
 Ao tomar conhecimento da revolta, Dom João enviou a Pernambuco vários soldados para retomar a cidade.
Enquanto o porto de Recife era bloqueado, tropas baianas atacavam por terra. Apesar de lutarem, os rebeldes foram cercados e derrotados, mas muitos fugiram para o interior.
 
Os principais líderes foram julgados e condenados à morte. O padre João Ribeiro suicidou-se.
A repressão só diminuiu em 1818, quando Dom João foi coroado rei.
A violência contra os pernambucanos aumentou ainda mais a revolta dos brasileiros que desejavam, mais do que tudo, ser independente de Portuga.l 
A revolução em Pernambuco não foi a primeira nem a última revolta, várias outras ainda estavam por vir, inclusive em Pernambuco".

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados