sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Comunicado da Anistia Internacional- A situação dos ciganos na França


Membros do Parlamento Europeu aprovaram uma resolução chave em Estrasburgo, França, na quinta-feira passada, 9 de setembro, exigindo que os governos de todo continente promovam a integração dos ciganos. E a Anistia Internacional pede que as autoridades francesas a sigam a resolução do Parlamento Europeu de suspender a sua política de expulsão dos Romani (ciganos) de seu país.
A França já deportou cerca de 1000 ciganos para a Bulgária e a Romênia desde agosto e vem sendo acusada pela Anistia Internacional de “estigmatizar” tanto a comunidade romani quando outras comunidades nômades que vivem no país.
“O Parlamento Europeu tomou uma atitude importante – agora a França tem que mostrar seu comprometimento com o respeito aos direitos humanos e a não-discriminação de grupos étnicos em particular, incluindo os ciganos e nômades”, disse David Diaz-Jogueix, diretor-adjunto do Programa da Amnesty International para a Europa e Ásia Central.
“O presidente Nicolas Sarkozy pode começar dando um fim ao ciclo de discriminação que tem levado às expulsões das comunidades ciganas da França”. (do site da AI)
********************
Sobre discriminação,vale lembrar que o pai de Sarkozy pertencia a uma família da aristocracia húngara e a mãe era judia sefardita. Portanto,pela Lei Mosaica,Monsieur Sarkozy é.... judeu.Sua primeira esposa era judia. Assim, os Sarkozys filhos também são... judeus.
Judeus e ciganos estavam no mesmo pacotão de extermínio organizado por Hitler, só variava a cor do triângulo.

**************************************************************
Holocausto Cigano
O duro destino da minoria étnica

(Van Gogh)
"Nunca tantas vidas foram extintas num tempo tão curto e com uma combinação tão lúcida de engenhosidade, tecnológica, fanatismo e crueldade”.
Primo Levi,escritor químico italiano
******************
Origem do preconceito
"O clima de suspeitas e preconceitos se percebe no florescimento de lendas e provérbios tendendo a pôr os ciganos sob mau prisma, a ponto de recorrer-se à Bíblia para considerá-los descendentes de Caim, e portanto, malditos.Difundiu-se também a lenda de que eles teriam fabricado os pregos que serviram para crucificarCristo (ou, segundo outra versão, que eles teriam roubado o quarto prego, tornando assim mais dolorosa a crucificação de Cristo. Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condições de subsistência são sempre determinados pelo país em que se encontram: os mais ricos são os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Bálcãs e no sul da Espanha".
(Wikipedia Portugal)
************
Algumas barbaridades cometidas contra os ciganos que talvez você não conheça:
*Durante a Segunda GuerraMundial,cerca de seiscentos mil ciganos foram eliminados em campos de concentração (principalmente em Auschwittz e Birkenau) e alguns,com “mais sorte” foram mandados para os 165 campos de trabalhos forçados existentes.
Usavam triângulos pretos no peito,como os detentos, assassinos e marginais.
O pretexto para o extermínio,segundo os nazistas,era o fato dos ciganos serem “boêmios e vagabundos",não podendo contaminar,com seu jeito de ser alegre e descompromissado, o espartano povo alemão,focado no trabalho.
Repetição cruel da fábula " A Cigarra e a Formiga".
*Inspirado em Richard Wagner,compositor ultranacionalista, artista e político influente que pregava o anti-semitismo,Hitler ligava política com arte e saúde (“A arte é a saúde do espelho racial”,dizia)
Em outubro de 1941, houve deportação em massa de ciganos para Lodz ,mais de cinco mil,sendo 2.600 crianças.
*Outro grupo, deportado para Chelmo foi direto para as câmaras de gás.
*Em Bierkenau, no campo de concentração também conhecido por Campo dos Ciganos, onde todos foram exterminados em câmaras de gás,eles cantavam e dançavam segundo suas tradições para enfrentar a agonia da espera da morte e para distrair suas crianças.
Antes,seus cabelos eram raspados para confecção de meias e cordas para navios
*Em Dachau e Buchenwald, as ciganas tomavam água salgada,como experiência, para que os carrascos avaliassem quanto tempo conseguiriam sobreviver.
Ou água recolhida após cobertores de prisioneiros falecidos terem sido mal lavados e torcidos,o que causava estomatites e feridas infectadas na boca. Esterilização foi praticada em homens e mulheres
*Em 1944, já se aproximando o fim da Guerra,Auschwitz concentrava exatos 20.933 ciganos, todos em pele e osso,procedentes do nordeste da França, da Polônia e da Romênia.
Os dejetos dos prisioneiros se acumulavam no chão dos dormitórios, até a altura dos calcanhares. Na noite de 2 de Agosto de 1944, acontece “o massacre cigano”,para tentar eliminar toda a etnia
*O sobrevivente Wladyslan Szmyt relatou:
"Era tudo repleto de gritos, sons apavorantes, muita fumaça dos crematórios, todos os ciganos choravam, pois sabiam para onde estavam indo" **************************************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados