quarta-feira, 25 de março de 2009

Relatório sobre pena de morte


2390 pessoas executadas em 2008
(26 de março, 2009)
Gostaria de complementar a informação postada ontem,transcrevendo uma notícia que vem direto da editoria do site  g1-Portal de notícias da Globo em   
http://g1.globo.com.
onde se encontra o vídeo mencionado.Notem a interpretação da segunda alternativa.
Um vídeo da rede de notícias Al-Jazeera afirma que o Irã considera punir com pena de morte os responsáveis por blogs com conteúdo ofensivo. As leis do país autorizam a morte de homens, mulheres e crianças que assassinam outras pessoas e minam a estabilidade e autoridade do Estado -- aberta à interpretação, esta segunda alternativa já puniu pessoas que cometeram estupro, adultério, tiveram relação com droga e comportamento homossexual. De acordo com a Al-Jazeera, o Irã quer expandir a pena para blogueiros. 
Em nome da "estabilidade e autoridade do Estado" certamente 
virão ,no rabo do foguete, outras
arbitrariedades.
******************
(25 de março 2009)
A Anistia Internacional publicou, ontem, um relatório a respeito da adoção da pena de morte: “Sentenças de Morte e Execuções em 2008” (Death Sentences and Executions in 2008), contendo um doloroso dado: entre janeiro e dezembro de 2008 pelo menos 2.390 pessoas foram executadas em 25 países no mundo todo e pelo menos 8.864 foram condenados à morte.
A pena de morte é a mais cruel, desumana e degradante forma de punição. Decapitação, eletrocução, enforcamento, injeção letal, fuzilamento e apedrejamento não têm lugar no século XXI”, disse Irene Khan, Secretária-Geral da Amnesty International.
O documento aponta países que aprovaram sentenças de morte após julgamentos injustos, como o Afeganistão Iraque, Nigéria, Arábia Saudita, Sudão e Iêmen e, Irã, O relatório também chama a atenção para a maneira discriminatória com a qual a pena de morte foi frequentemente aplicada em 2008, com um número relevante de sentenças dirigidas contra homossexuais e membros de comunidades raciais, étnicas e religiosas, em países como Sudão, Arábia Saudita e Estados Unidos e Irã.
5 países foram responsáveis por 93% de todas as execuções:China Estados Unidos, Arábia Saudita, Paquistão e Irã.
A propósito do Irã ,que aparece como campeão de audiência nessa lista macabra,outra barbaridade: na prisão Evín, em Teerã, os estudantes Esmail Salmanpour, Majid Tavakkoli, Hossein Torkashvand e Koroush Daneshyar estão presos, sem acusação nem julgamento, desde 5 de fevereiro de 2009. Encontram-se, sob a “guarda” do Ministério de Informação.
A AI teme que sofram tortura ou outros maus-tratos e os considera "prisioneiros de consciência".
****

Em 2006,assinei- como ser humano e mãe de um filho  homossexual-a petição da PGLO  (sou o número 3225 e junto comigo vieram muitos outros brasileiros) .É uma organização iraniana - que funciona no exílio,edita uma revista em formato PDF e emite um programa de radio semanal (ambos via web). 
No texto do abaixo-assinado, a PGLO condena a tortura e execução de homossexuais no Irã, pede apoio internacional e explica que às perseguições são ainda acrescentadas falsas acusações de violência sexual e pedofilia, para “agilizar” o processo da pena de morte.
Os pais e familiares próximos dos condenados  passam pelo mesmo "procedimento" quando ousam se negar a assistir o assassinato legalizado dos filhos/entes queridos.
 
A PLGO pede a todos os ativistas dos direitos humanos,à comunidade internacional, aos simpatizantes da causa e aos amigos e familiares de gays que protestem contra os crimes de ódio assinando seu manifesto. Também informa que os homossexuais iranianos são submetidos a uma repressão extrema e que apenas uma pequena parte da homofobia vigente no país teve exposição na mídia.
Mesmo assim porque, convenhamos, 117 já  haviam morrido  por enforcamento até a primeira quinzena daquele mês de novembro
 _____________________________________   http://new.PetitionOnline.com/IRGLO/petition.html Site da PLGO www.pglo.net

domingo, 15 de março de 2009

Fr.Br. 2009-Ano da França no Brasil- Atualização II


 
 As "crianças interiores" de 35  brasileiros famosos escrevem sobre o Pequeno Príncipe
   (15  de março,2009)

Os  livros “O Pequeno Príncipe me disse ” e “A História de uma História” serão lançados dia 22 de abril de 2009 na Livraria Cultura (Conjunto Nacional, São Paulo) . 
Um mutirão poético ,com homenagens de 35 celebridades brasileiras,completará o evento que será centrado na figura do famoso personagem criado por Antoine de Saint-Exupéry. Luis Fernando Veríssimo,Pelé,Rita Lee, José Mindlin, Fernanda Young, Gabriel o Pensador, Luana Piovani, Tom Zé, e outros, mostrarão suas "crianças interiores",relembrando suas infâncias e utilizando frases do livro “O Pequeno Príncipe”
Cada autor recebeu a frase,escolhida aleatoriamente, num envelope lacrado.


O livro “A História de uma História” é a primeira biografia autorizada lançada no Brasil, onde se revela a conexão de Saint Exupéry com nosso País e uma exposição inédita,com livros animados, permanecerá por 30 dias no local.

Saint-Ex passava com frequência pelo Brasil-mais especialmente por Santa Catarina -escala técnica de seus voos pioneiros do Aeropostale.

O campo de pouso do Campeche, bairro de Florianópolis, era ponto de parada obrigatória de reabastecimento e descanso para  as linhas que transportavam correio aéreo entre a Europa e  a  Argentina.

Ali esteve muitas vezes entre 1926 e 1931, convivia com os locais, pescava  e    frequentava os bailes do Lira Tênis Clube.e os moradores o chamavam de Zé Perri.
*****
Confirmaram presença na ocasião, para prestigiar os lançamentos, o Presidente da "Succession Antoine de Saint-Exupéry-d’Agay", François d’Agay- sobrinho, e seu diretor, Olivier d’Agay -sobrinho neto do homenageado.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Torcedor de Carteirinha e Carteirinha de Torcedor

Olha o Febeapá aí,geeeeennte
( 13 de setembro,2009)
* E no Maranhão, o prefeito de São Luis, Sr. Epitácio Cafeteira, da família dos bules, começa a provar que é um alcaide de excelentes planos administrativos. Logo depois de assumir o cargo, uma de suas primeiras providências foi anunciada: Cafeteira proibiu o uso de máscaras em festas carnavalescas" 

 *O cidadão Aírton Gomes de Araújo, natural de Brejo Santo, no da Ceará, foi preso pelo 23.º Batalhão de Caçadores, acusado de ter ofendido "um símbolo nacional", só porque disse que o pescoço do Marechal Castelo Branco parecia pescoço de tartaruga e logo depois desagravava o dito símbolo, quando declarava que não era o pescoço de S. Exa. que parecia com o da tartaruga: o da tartaruga é que parecia com o de S. Exa.
"
Sergio Porto/Stanislaw Ponte Preta
em
“Festival de Besteiras que Assola o País” (Editora do Autor, 1996)

 ***************
O Ministro do Esporte,Orlando Silva, deseja iniciar a identificação dos torcedores (CPF,RG,ETC)nos estádios brasileiros já em junho próximo,quando acontecerão os jogos das series A e B do Campeonato Brasileiro,
Será produzido um cartão magnético de uso obrigatório em estádios,com capacidade mínima para dez mil pessoas.
A idéia faz parte de um pacotão de reforço de segurança (criminilização de manipulaçãode resultados dos jogos,venda de ingressos por cambistas e envolvimento em tumulto em estádios),lançado agora pela manhã pelo Presidente Lula,em solenidade do Palácio do Planalto.
O governo deseja que batalhões especializados em lidar com torcidas sejam ativados, como acontece aqui no Rio.(foto da gloriosa e tranquila torcida do Fluzão)
O Ministro, que foi presidente da UNE-União Nacional dos Estudantes -explica que a carteirinha de torcedor não tem nada a ver com a de estudante-emitida pela UNE e que permite pagamento de meia entrada em cinemas,teatros,eventos esportivos etc
Essas medidas fazem parte da preparação para a Copa do Mundo de 2014. A idéia é linda e nunca antes pensada neste país.
Mas, como explica o procurador geral da OAB-RJ,”fere o direito de ir e vir ,afronta o direito `a intimidade e fere a liberdade do cidadão que paga impostos “
Rodrigo Terra, responsável pelo cumprimento do código de defesa do consumidor defende a legalidade da ação,mas lamenta que o projeto não preveja a coibição da ação dos cambistas.
Não basta você amar seu time,agora precisa prestar contas desse amor sendo,literalmente,um torcedor de carteirinha.
E os ditos cambistas?Vão tirar carteira ? E os cartolas?E se um estrangeiro em visita desejar ver o Fenômeno?
Saudades de Stanislaw Ponte Preta.que reuniu em dois livros os fatos surreais ocorridos nos primeiros tempos relativamente "suaves' da ditadura militar :"FEBEAPÁ Festival de Besteiras que assola o país I e II"
.Sérgio morreu em 1968,ano do AI-5 e,com certeza, seria perseguido e não mais teria espaço para suas críticas. ********** Verbete da Wikipedia sobre Stanislaw Ponte Preta/Sergio Porto
“Sérgio Marcus Rangel Porto (Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1923 — Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1968) foi um cronista, escritor, radialista e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.
Começou sua carreira jornalística no final dos anos 40, atuando em publicações como as revistas Sombra e Manchete e os jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa e Diário Carioca. Nesse mesmo período Tomás Santa Rosa também atuava em vários jornais e boletins como ilustrador.
Foi aí que surgiu o personagem Stanislaw Ponte Preta e suas crônicas satíricas e críticas, uma criação de Sérgio juntamente com Santa Rosa - o primeiro ilustrador do personagem -, inspirado no personagem Serafim Ponte Grande de Oswald de Andrade. Porto também contribuiu com publicações sobre música e escreveu shows musicais para boates, além de compor a música "Samba do Crioulo Doido" para o teatro rebolado. Conhecedor de Música Popular Brasileira e jazz, ele definia a verdadeira MPB pela sigla MPBB - Música Popular Bem Brasileira. Era boêmio, de um admirável senso de humor e sua aparência de homem sisudo escondia um intelectual peculiar capaz de fazer piadas corrosivas contra a ditadura militar e o moralismo social vigente, que fazem parte do FEBEAPÁ - Festival de Besteiras que Assola o País, uma de suas maiores criações”.

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados