A origem do Dia do Mestre remonta a
15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I criou o decreto Ensino Elementar, que determinava a descentralização do ensino, do salário dos professores e outras medidas.
Em 1947, um professor paulista, Salomão Becker ,teve a ideia da celebração no dia 15 de outubro,em referência ao ato de Dom Pedro I.
A data foi oficializada em 1963, pelo Decreto Federal 52.682.
********1994- A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) instituiu o Dia Mundial dos Professores em 5 de outubro de 1994.
A data foi escolhida para comemorar a aprovação da recomendação dupla da OIT (Organização Internacional do Trabalho)/UNESCO sobre o Estatuto dos Professores, em outubro de 1966.
***********
Registro aqui saudosa lembrança de meu
Mestre de Lingua e Literatura de Lingua
Portuguesa,na Faculdade Nacional de Filosofia,
Professor Jose Carlos Lisboa.
Além de me abrir as portas do universo Pessoano,
Professor Lisboa ensinava o manejo correto de
nosso lindo idioma.
*********
18 de abril - Dia do Médico
A comemoração oficial do Dia do Médico no Brasil deve-se a Eurico Branco Ribeiro, médico que estudou a vida de São Lucas e escreveu livros sobre o tema.
"São Lucas foi um dos quatro evangelistas.
É o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Lucas apresenta os caminhos de Jesus. Seu dia é comemorado em 18 de outubro.
São Lucas nasceu na Antioquia, na Síria antiga, situada próxima à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era Cristã.
Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada. De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.
São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos de idade.
As primeiras referências a São Lucas constam das Cartas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “querido médico” "
***********************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário