terça-feira, 23 de abril de 2024

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

 


 

Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu,com o muito jovem senhor igualmente politizado,para o que seria a primeira de muitíssimas viagens transatlânticas do casal.

*****

Decidiram começar por Portugal porque,3 meses antes,havia sido deposta a ditadura militar que estava há 48 anos no poder ,tornando o país decadente economicamente e desgastado no cenário mundial.

Foi uma sensação maravilhosa para os dois jovens subversivos brasileiros a chegada, poucas semanas depois da volta de Álvaro Cunhal -que estava exilado em Paris há 8 anos.

O povo português estava embriagado de liberdade, a Avenida do mesmo nome embandeirada de vermelho e os quiosques vendiam `a luz do sol livros censurados ,pasmaram os dois,obras de Marx! 

Tudo isso acontecia enquanto aqui o pessoal esboçava ,bem timidamente,o movimento das "Diretas Já",do qual a jovem senhora e seu jovem marido viriam a participar de corpo e alma.

E o destino  os levou (até agora ) mais 45 vezes a Portugal .



***************** 


General Antonio de Spínola assumiu a presidência, enquanto os portugueses distribuíam aos soldados rebeldes o cravo-flor nacional

Em um dia , foi-se o maldito regime político que vigorava desde 1926 e foi-se a PIDE-a polícia política de Salazar e os partidos políticos foram legalizados,inclusive o Comunista e foi-se qualquer vestígio do ditador tão cruel que sobreviveu à própria morte.. um período difícil de lutas entre a direita e a esquerda durou cerca de dois anos.

Grandes empresas foram nacionalizadas e houve tentativa de restabelecer totalmente a democracia com as eleições constituintes. 
A  guerra colonial acabou e as colônias africanas tornaram-se independentes antes do fim de 1975. 

 Spínola fracassou em sua tentativa de controlar a força política e militar das esquerdas e renunciou em setembro de 1974.
 
O governo passou a ser dominado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), fortemente influenciado pelo Partido Comunista.

Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau obtiveram a independência.



Em março de 1975, após uma fracassada tentativa de golpe de Spínola, um triunvirato formado pelos generais Costa Gomes, Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Gonçalves passou a governar o país.

Teve início uma política de estatização de indústrias e bancos, seguida por ocupações de terras.

O moderado Mário Soares,do Partido Socialista, vence as eleições para a Assembléia Constituinte em abril de 1975.
Em novembro do mesmo ano, o fracasso de uma tentativa de golpe de oficiais de extrema esquerda fechou o ciclo do período revolucionário.

Em 1976, o general António Ramalho Eanes, comandante das forças que esmagaram a rebelião de oficiais esquerdistas,foi eleito presidente da República; os socialistas conquistam 35% dos votos,Mário Soares formou um governo minoritário e a História seguiu seu rumo.

A luta de Portugal contra o fascismo tornou-se um poderoso movimento de massas e a imagem do povo cantando,dançando e enfeitando as armas dos soldados com cravos vermelhos ficou para sempre nos nossos corações.
***********. 
Grandola,vila morena
https://www.google.com.br/search?sca_esv=f753c9bfe240238f&sca_upv=1&q=grandola+vila+morena&tbm=vid&source=lnms&prmd=vinsmbtz&sa=X&ved=2ahUKEwiZ3tOy4N2FAxXbqJUCHfe3AeoQ0pQJegQIDhAB&biw=784&bih=439&dpr=1.75#fpstate=ive&vld=cid:4fce2283,vid:Lt_FhgPVGA0,st:0

"Tanto Mar"

Chico Buarque
https://www.youtube.com/watch?v=hdvheuHhF2U

Nenhum comentário:

Nada contra o peru. - Meu texto de Natal. #tbt

      25 de dezembro : apenas uma data no calendário,mas como dói.. Agora, dor acrescida por familias divididas pela    política do ódio bol...

Textos mais visitados