segunda-feira, 23 de maio de 2022

Amsterdam, paraíso da tolerância

 




   Um pequeno resumo histórico se faz necessário, para entender melhor o destino  de cidade tão avançada e liberal:


Amsterdam é a capital da Holanda, embora o governo e a maioria das instituições nacionais estejam sediados em Haia. 
Segundo o censo  de 2017, o município tem mais de 850.000 habitantes, sendo o mais populoso do país.

No século XII,a construção de um dique (DAM) sobre o rio AMSTEL deu o nome ao vilarejo instalado no local:AMSTELDAM.


Por volta de 1250,  surgiram  ali os primeiros fazendeiros e pescadores. Naquele momento, a área era cortada por muitos rios e quase toda a  Holanda era coberta por pântanos, dificultando bastante a construção de edificações.

Em 27 de outubro de 1275, já tendo se tornado um pequeno porto,recebeu uma concessão aduaneira.Cerveja e pesca eram as principais fontes de renda e,em torno de 1300, a vila - que já tinha uma fortaleza-recebeu o status de cidade.

Liga Hanseática

1358- A cidade faz parte da Liga Hanseática e começa a se destacar como centro comercial no norte da Europa.

 (A “Liga Hanseática” ou “Hansa Germânica” (em alemão, "Die Hanse") foi uma organização político-econômica criada em finais do século XII na Alemanha, representada pela aliança entre as cidades livres mercantis do norte europeu sobretudo, próximas ao Mar do Norte e Mar Báltico, ou seja, das rotas comerciais ".- (Wikipedia)

Os Países Baixos passaram a ser regidos por Carlos V, da Espanha.

Esta dependência e mais as descobertas marítimas da época, tornaram Amsterdam o segundo porto mais movimentado do mundo, ficando atrás apenas de Lisboa. 

Praça do Dam hoje

O comércio de grãos e de armas era seu ponto forte mas quando o rei de Portugal abriu ali uma espécie de consulado,a cidade se tornou também revendedora de especiarias vindas da India.  

*****  

Durante as guerras religiosas do século 16,com a instalação da   República das Províncias Unidas (formada por sete províncias e várias cidades independentes), os holandeses escolheram a liberdade.  

Amsterdam no século 16
Enquanto o Tribunal do Santo Ofício oprimia ,reprimia e matava os considerados ïnfiéis", decidiram viver em harmonia e bom convívio com a diversidade,rebelando-se,assim, contra o Império Espanhol de Felipe II e a maldita Inquisição. 

Valorizavam os bons comerciantes em lugar dos cavaleiros de capa e espada e dos cruzados cristãos.

Século 17  -O século de ouro 

*Construção da Câmara Municipal na Praça Dam.A cidade  se torna residência de intelectuais e artistas fugitivos das guerras que atingiram a Europa, como Rembrant,Spinosa e Descartes.\

*  Fundação da Academia de Amsterdam.*Chegam judeus, expulsos da Espanha e de outras partes da Holanda Espanhola e a cidade se torna centro internacional de pedras e metais preciosos.

*Em 1602, a sede da Companhia Holandesa das Índias Orientais foi estabelecida em Amsterdam. Sua influência se estendia por quase metade do planeta, competindo com ingleses, espanhóis e portugueses.

Em 1664, a East India Company foi fundada em Amsterdam. Dedicava-se principalmente ao transporte de escravos entre a África e a América. 

 No final do século 17,  diminuem o poder e o controle das colônias dos Países Baixos,  a competição sendo vencida pela Inglaterra.Amsterdam perdeu seu poder político para Haia. 

Linha do tempo séculos 19 e 20

 Em 1810-Napoleão invade a Holanda e Amsterdam se torna capital com prejuízo, pois seu comércio foi afetado  após o bloqueio internacional.


1815-  Congresso de Viena cria  o novo Reino Unido dos Países Baixos,  incluindo a a Bélgica e  Luxemburgo. Amsterdam continuou sendo a capital do novo país.Bélgica e Luxemburgo logo se tornaram independentes.

Nas últimas décadas do século 19,  como consequência positiva da Revolução Industrial , grandes obras públicas foram iniciadas, novos canais foram abertos,novos  museus, construídos a Estação Central e o Concertgebouw,templo da música clássica


.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Holanda permaneceu neutra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Holanda tentou permanecer neutra, mas as tropas nazistas invadiram o país   em 10 de maio de 1940.


Perseguição aos judeus

Cerca de 100 mil judeus holandeses foram enviados aos campos de extermínio. Anne Frank foi uma das famosas vítimas da ocupação.


 Amsterdam hoje

De pequena vila de pescadores, como todas as que se desenvolveram à beira-mar no curso da História, até o paraíso de tolerância e de liberdade em que se tornou, a cidade conheceu oito séculos de mudanças e confrontações. 

Moinhos de vento,tulipas, prostituição legalizada com as trabalhadoras do sexo no Bairro da Luz Vermelha   tendo direitos trabalhistas, aborto legalizado,maconha liberada para consumo próprio,eutanásia legalizada,casamento gay,esta é a imagem da Holanda (em geral) e deAmsterdam  ,em particular, no inconsciente coletivo .


O nome vem das luzes vermelhas de néon das 300 janelas onde é exercido o comércio do sexo.No bairro existem sex shops, peep shows, bordéis, uma elaborada loja de preservativos e um museu do sexo.  

Arte e Cultura 

A rede de canais de Amsterdam é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma boa parte dos  arquivos da cidade,  dos achados arqueológicos, arte pública e muitos monumentos e edifícios listados  pode ser vista online.

******************

Abaixo, os sites de quatro das incontáveis atrações da linda cidade: 

site do Museu Van Gogh  :https://www.vangoghmuseum.nl/en,

site da Casa de Anne Frank :https://www.annefrank.org/en/ 

site do Rijksmuseum :https://www.rijksmuseum.nl/en

site do Stedelijk Museum: https://www.stedelijk.nl/en

 

****************
Vídeo em francês > Um fim de semana em Amsterdam - de bicicleta, é claro

sábado, 28 de março de 2020

Nenhum comentário:

Madonna in Rio

    Ela se reinventa,se supera,transcende   Cantora, dançarina, coreógrafa, atriz, produtora de filmes e escritora, música,  militante polít...

Textos mais visitados