*********************************
"Subindo... Sim, estou subindo novamente e estou contente por isso.Há muito tempo senti que as alternativas para mim eram subir ou desaparecer.E o destino fez com que eu encontrasse, quando estava no "ponto morto"gente que me tratou de igual para igual,com dignidade,humanidade e camaradagem.Conheci os irmãos Hinrichsen.
Quando perceberam que tinha levado um tombo em minha vida,não comentaram como os outros faziam, que era "lamentável"ou coisa parecida.. Eles simplesmente trataram de indicar o caminho para eu me encontrar novamente.
Devo a eles o ensinamento de vencer as adversidades com garra, raça e disposição férrea. Gostaria de demosntrar ,no futuro, o reconhecimento por tudo que fizeram por mim, retribuindo com a mais profunda gratidão..... ....Foram as privações que modificaram minha personalidade me submetendo a provas duríssimas...
...Muita gente devia passar,pelo menos, um ano no mato,de bonito muito pouco guardo,de dificuldades,bastante mais.....
...Não estou em condições agora de avaliar como este período influenciou minha vida,mudou minha mentalidade....
.....Tanto tempo em terra estranha, com gente e circunstâncias diferentes..digo que nunca vou esquecer o que isso me proporcionou de ensinamento valioso para o resto de minha vida....
........Mais 3 dias e vou deixar definitivamente a Colônia Rolândia.com o cano de descarga totalmente aberto,espalhando fumaça e fazendo barulho. Rolândia- com tudo em redor-ADEUS!!!! ""
(tradução de trechos do diário de meu pai, imigrante em Rolândia,Paraná, apátrida, fugitivo das barbaridades cometidas por Hitler,atleta olímpico, cadete do Reichswehr, excluído da tropa de elite e crème de la crème do exército alemão...... por ser judeu)
*******************************************************************
Nos séculos 19 e 20, aconteceu uma corrente migratória de alemães para diversas partes do Brasil.
Os problemas sócio-econômicos causados por guerras e revoluções pareciam ter encontrado como solução a fartura das terras no imenso território brasileiro de tal forma que cerca de 10% dos brasileiros (uns 18 milhões)possuem,pelo menos, um antepassado alemão.
Junto com os italianos, os alemães são a principal etnia do sul do Brasil.
A primeira colônia alemã no Paraná,Rio Negro, foi fundada em 1829.
Em 1855, alemães originários da Prússia se estabelecem nas Colônias de Terra Nova e Santa Leopoldina, em Castro.
Entre 1877 e 1879, chegaram os alemães vindos da Rússia.
Mais imigrantes chegaram no início do século XX, vindos diretamente da Alemanha, para povoar as regiões leste e sul (em cidades como Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, Rio Negro, Ivaí, Irati, Cruz Machado, entre outras).
Em meados dos anos 1950, pessoas oriundas de colônias alemãs em Santa Catarina e Rio Grande do Sul também migraram para a Região Oeste e Sudoeste do estado.
Nesta mesma época, imigrantes da região do Rio Danúbio criaram Entre Rios, em Guarapuava, e os de de Danzig ocuparam a região de Cambé e Rolândia, no norte do estado.
Curitiba,onde chegaram a partir de 1833,tem forte influência germânica na cultura e na economia .
Para preservar suas raízes, os imigrantes se juntaram em sociedades teuto-brasileiras:Clube Concórdia, Clube Rio Branco, Duque de Caxias, Clube Thalia, Graciosa Country Club e o Coritiba FC.
Hoje, a maior colônia de alemães paranaenses está no município de Marechal Cândido Rondon.
****************
Site da Prefeitura de Petróplis-RJ
Preparação dos festejos do bicentenário em 2024:
****************
Site da Prefeitura de Petróplis-RJ
Preparação dos festejos do bicentenário em 2024:
O Museu Casa do Colono em Petrópolis -RJ (foto)
A comunidade teutodescendente vem reunindo entidades representativas da memória germânica na cidade, com o objetivo de firmar parcerias para realização de atividades em conjunto e organização de um Calendário Cultural em Comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil ( eventos entre 2019-2024).
A comunidade teutodescendente vem reunindo entidades representativas da memória germânica na cidade, com o objetivo de firmar parcerias para realização de atividades em conjunto e organização de um Calendário Cultural em Comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil ( eventos entre 2019-2024).
Nenhum comentário:
Postar um comentário