Pintor e teórico da arte,considerado o pioneiro do abstracionismo.
"Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. O termo liga-se às vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza."
*****
Wassily Wassilyevich Kandinsky nasceu em 16 de dezembro de 1866, em Moscou, Rússia, filho mais velho de de Lidya Ticheeva e Vasily Silvestrovich Kandinsky,um rico comerciante de chá.
 |
Kandinsky criança |
A música desempenhou um papel importante durante a infância.
Os pais tocavam piano e violoncelo e.
ele aprendeu a manejar estes instrumentos desde muito jovem.
Demonstrando forte influência familiar,suas futuras séries de improvisações e composições possuiriam títulos musicais
Passou a infância em Odessa(hoje Ucrânia),onde estudou na escola Grekov Odessa Art.
Seus pais se separaram: a mãe o visitava todos os dias na casa do pai e a tia materna Elisabeth Ivanovna cuidava de sua educação e o introduziu no desenho e na pintura.
Todos os anos, durante a adolescência, acompanhava o pai em viagens a Moscou,onde ficava fascinado pelas cores.
Depois, foi matriculado na Universidade de Moscou nos cursos de Direito e Economia.
1891 foi o ano do casamento com a prima Anna Filipovna Chemiakina, uma das raras estudantes da Universidade. O divórcio veio em 1911.
Destinado a uma carreira jurídica, recebeu convite para ser professor de Direito ao fim dos estudos.
Em 1895 abandona tudo para se dedicar à paixão de sempre: a pintura.
 |
abstracionista |
Carreira artística aos 30 anos
Aos 30 anos, em 1896, Kandinsky iniciou sua atividade artística. Deixou as atividades docentes e se inscreveu na academia de artes de Munique.
A série Giverny Garden mexeu tanto com seus brios que,incomodado que ficou com o impressionismo do francês,decidiu abordar a arte de uma forma não convencional,partindo para a abstração.
"A perspectiva achatada e as formas redutoras da xilogravura ajudaram a colocar os artistas, especialmente Kandinsky, no caminho da abstração em sua pintura",segundo uma publicação especializada.
Teórico da Arte
Além de pintor, foi também um influente teórico da arte.
Em 1910, no livro On the Spiritual in Art, divulgou suas filosofias e teorias.
No ano seguinte, Kandinsky fundou o coletivo de artistas Der Blaue Reiter ( Cavaleiro Azul), com Gabriele Münter, Franz Marc, August Macke e Paul Klee.
 |
Kandinsky "O Cavaleiro Azul " |
O nome Blaue Reiter refere-se a um motivo-chave na obra de Kandinsky: o cavalo e o cavaleiro. O cavalo também foi um tema recorrente no trabalho de Franz Marc, que via nos animais símbolos de renascimento.No início da Primeira Guerra Mundial ,em 1914, deixou a Alemanha e voltou para sua cidade natal, Moscou.
**********
A Bauhaus
A essa altura, era conhecido por seu trabalho como professor na escola alemã Bauhaus.
De 1922 a 1933, ali ensinou em vários cursos, desde Conceitos Básicos de Design até Teoria da Arte.
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design,artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha,sendo a primeira escola de design do mundo.
Fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. foi subsidiada pela República de Weimar.
 |
A Bauhaus |
Após uma mudança no governo, em 1925,a escola mudou-se para Dessau,onde o governo municipal, naquele momento,era de esquerda.
Devido ao recém-implantado governo nazista, em 1933 Kandinsky mudou-se para a França,com a esposa Nina.O casal teve um filho, Vsevolod Kandinsky, nascido em 1917 e falecido em 1920.
Durante a ditadura de Adolf Hitler, muitas obras de artistas de renome internacional, foram removidas dos museus estatais e proibidas na Alemanha nazista sob o argumento de que tal arte era um "insulto' ao sentimento alemão.
Kandinsky estava entre os que tiveram obras confiscadas e (bem)guardadas dos olhos do público,
Os anos parisienses (1933-1944)
Foi no bairro parisiense de Neuilly-sur-Seine que Kandinsky passou os últimos anos de sua vida, período muito prolífico para a obra,apesar da instabilidade política e da escassez de gêneros e materiais.
Reproduzo, a seguir,o texto da curadoria da exposição "Kandinsky em Paris" 2013,no Guggenheim Museum de Nova York onde 150 obras foram expostas:
 |
No atelier |
Na França, seu vocabulário formal mudou, e diagramas de amebas, embriões e outras formas celulares e vegetais primitivas forneceram as fontes para as imagens biomórficas caprichosas que seriam predominantes em suas últimas pinturas.
Em vez de suas cores primárias características, Kandinsky preferia tons pastéis mais suaves - rosa, violeta, turquesa e dourado - que lembram as cores de suas origens russas. Ele também experimentou cada os materiais, como combinar areia com pigmento. Embora Kandinsky descobrisse que sua arte tinha afinidades com o surrealismo e outros movimentos abstratos em Paris, nunca mergulhou totalmente no ambiente artístico da cidade"Em 1939, Kandinsky recebeu a cidadania francesa.
Mesmo com a eclosão da segunda Guerra Mundial e a França ocupada desde 1940,ele e a mulher Nina fugiram para os Pirineus. Mas logo voltaram e decidiram não sair de Paris,embora a situação financeira estivesse meio problemática.
A produção, em boa escala e cheia de novas experiências, quase não encontrava compradores, o que causou depressão no grande artista.
MORTE
Kandinsky morreu em consequência de um acidente vascular cerebral em em Neuilly-sur-Seine, França, em 13 de dezembro de 1944. Seu corpo foi enterrado no cemitério local.
Nina Kandinsky (1896 -1980 ) passou a administrar o espólio.
********************
OS 226 TRABALHOS DE WASSILY KANDINSK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário