sábado, 23 de outubro de 2021

PIET MONDRIAN- Trio Sagrado da Abstração- 2




 Piet Mondrian,pintor holandês

Um dos pioneiros da arte abstrata do século XX, mudou a orientação artística da pintura figurativa para um estilo cada vez mais abstrato, até chegar a um ponto em que sua mensagem  se reduz a simples elementos geométricos.


  **********

 "Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. O termo liga-se às vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza."
 ****

Pieter Cornelis Mondriaan, mais conhecido como Piet Mondrian  , nasceu em Amersfoort,Holanda, em 07 março  de 1872,
 segundo filho de Pieter Cornelis Mondriaan (pai),  desenhista amador e diretor de uma escola primária calvinista e de Johanna Christina de Kok.   

O menino cresceu em  ambiente criativo o tio, Frits Mondriaan, era pintor paisagista em Haia. 
Orientado pelo pai e pelo tio, aos14 anos começou a estudar Desenho. 
  Pintura  figurativa de Mondrian,feita em
seus tempos de estudante
Mondrian estava decidido  a se tornar um pintor mas, por insistência da família, obteve um diploma em educação.
Em 1892, estava pronto para ensinar Desenho em escolas secundárias. 

O dom falou mais alto e,nesse mesmo ano, em lugar de procurar um cargo de professor, teve aulas com um pintor em pequena cidade perto de Winterswijk, onde sua família residia.

E ,então, se mudou para Amsterdam para se matricular na Rijksacademie. 
Inicialmente,  pintava paisagens.  
Depois, começaram experiências com luz, cor e forma.
 Os primeiros trabalhos seguiam  a tradição da Escola de Haia e dos impressionistas  de Amsterdam.
Por volta de 1909, começaram as pinturas em estilo abstrato.

**
1911- Ano decisivo


O  ano de 1911 foi decisivo para Mondrian, sem dúvida o mais importante de sua carreira.
Depois de assistir à exposição Moderne Kunstring no Museu Stedelijk- com obras de Cézanne,Picasso e Georges Braque, trazendo o cubismo para a Holanda,Mondrian (tal como Kandinsky em seu tempo) mudou a cabeça, o foco,as idéias.
Deixou sua terra e foi para Paris.

1912-1913
 
O cubismo de Picasso e Braque aparece nas formas geométricas e nos planos entrelaçados nas árvores (que marcam mudança interior), mas seria  apenas uma escala na evolução.Mudou também seu nome, tirando um "a' de Mondriaan e o "er" de Pieter,para se adaptar ao ar vanguardista da cidade. 
No verão de 1914, foi à Holanda visitar o pai, que estava seriamente doente. Surpreendido pela eclosão da Primeira Guerra Mundial,não conseguiu voltar.Durante este período, residiu na colônia de artistas de Laren, onde conheceu Bart van der Leck e Theo van Doesburg,  que também faziam suas jornadas rumo à abstração. As cores primárias (azul,vermelho, amarelo) usadas por Van der Leck influenciaramMondrian.  Com Van Doesburg,  fundou o De Stijl (O Estilo), jornal do Grupo De Stijl, onde  publicou ensaios explicando sua teoria, que chamou de Neoplasticismo.
reconstituição do atelier de Paris
 De Stijl evoluiu rapidamente para um movimento artístico.A estética de formas limpas,minimalistas e cores primárias,foi aplicada à pintura, ao design gráfico,ao mobiliário e arquitetura.
Composição  -1930

Mondrian se distanciou do grupo quando entrou em conflito  com Van Doesburg ,sobre o uso das linhas diagonais.O Neoplasticismo de Mondrian e o Suprematismo de Kasimir Malevich ,que veremos no último texto desta pequena e resumida trilogia, são os dois movimentos que deram origem ao abstracionismo geométrico.A experiência teosófica e o Jazz Voltemos ao tempo em que Mondrian pintava,ao mesmo tempo em que trabalhava como professor.Em 1909, ele se juntou à Sociedade Teosófica, uma organização espiritual com grande aceitação na Europa nas primeiras décadas do século XX, tendo como base os ensinamentos do budismo. Para Mondrian, arte e filosofia estavam profundamente interligadas. Esse contato com a Teosofia, o levou  ao período simbolista, fundamental para que atingisse a abstração.Não a radical, que caracterizaria o resto da obra, mas ao início da geometrização.A Teosofia lhe deu o pensamento espiritual,  baseado na busca da essência matemática e racional para a existência. 

Mondrian também desenvolveu  interesse quase obsessivo pelo jazz  identificado com seu ritmo irregular que, segundo ele,também, possuiria um fundamento matemático. 
 Terminada a Primeira Guerra Mundial, voltou à Paris e continuou a criar inigualáveis pinturas abstratas.Em torno de 1925,já reconhecido pela contribuição ao modernismo,suas pinturas eram disputadas por ricos colecionadores europeus e americanos.Em 1938, antes do início da Segunda Guerra Mundial,  mudou-se para Londres por dois anos. Nesse período,conheceu  Peggy Guggenheim,Com a ajuda desta amiga, conseguiu se manter em Londres e,depois,já em1940 e morando em Nova York,foi por ela apresentado à vanguarda artística da cidade. Trabalhava compulsivamente, chegando até à exaustão. Solteiro e sem descendentes,Piet Mondrian morreu de pneumonia em 1º de fevereiro de 1944 e foi enterrado no Cemitério Cypress Hills em Brooklyn, Nova York .Deixou incompleto,em seu estúdio americano 
Victory Boogie Woogie 1942-44

:o último trabalho, Victory Boogie Woogie pintura a óleo sobre tela, com papel, carvão e lápis,A obra encontra-se em exibição no Gemeentemuseum Den Haag, em Haia.
  Holtzman e Mondrian em NY 
Mondrian escolheu,em testamento, deixar como único herdeiro do patrimônio o também pintor Harry Holtzman, que muito o ajudou na estadia de Nova York.]
Durante os bombardeios alemães contra Londres,em 1940, Holtzman providenciou para que o artista viajasse até Nova York, onde   alugou um apartamento-estúdio para ele e, durante os três anos e meio seguintes, foi um dos seus amigos mais chegados.]Falecido Holtzman em 1987, a viúva Elizabeth McManus Holtzman e seus três filhos passaram a ter a propriedade  do acervo.****Seria bastante cansativo para o leitor se fossem citadas, aqui,as listas de centenas de licenciamentos obtidos a partir da obra de Mondrian.Eles vão desde material escolar, papel de parede,livros e jogos infantis,galerias de arte, nome de rede de hotéis, etc.

Em 1965, o costureiro Yves Saint Laurent(1936-2008) apresentou,em Paris,a
 Mondrian Collection,homenagem a vários artistas modernistas.  
Seis vestidos inspirados na pintura de Mondrian, conhecidos aqui nas colunas de jornais cariocas como "Tubinhos Mondrian',revolucionaram o conceito de moda naquele momento e foram reproduzidos,desde os finos salões até as ruas, à exaustão.  ************************ 
Visite 100 obras de Mondrian clicando no link abaixo:
https://www.wikiart.org/pt/piet-mondrian

  



Nenhum comentário:

a seguir > Oswaldo Diniz Magalhães, professor de educação física e pioneiro do ensino a distância no Brasil.

Escultura em comemoração aos 25 anos (1932–1957) do início da ginástica pelo rádio, pelo programa diário "Hora da Ginástica".     ...

Textos mais visitados