"Quarto de despejo traz as memórias de uma mulher negra e favelada (como diz o subtítulo) que via a escrita como forma de sair da invisibilidade social em que se encontrava. Com seus diários, suas memórias registradas por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus deu sentido à sua própria história e hoje é figura essencial na literatura brasileira."( do site brasilescola.uol.com)
Vivem num ambiente urbanizado, em época de grandes avanços tecnológicos, facilidade material para alguns ,navegando em mares virtuais e assistem a mudanças efetivas a nível das relações de trabalho.
E os que nos prestam serviços ?
*************************
Atualmente,os que prestam serviços domésticos são apoiados pela Lei dos Empregados Domésticos (L.C. nº 150/2015), que regulamentou as alterações previstas pela Emenda Constitucional nº 72, expandindo diversos direitos confirmados na Constituição Federal de 1988, que não foram aplicados à categoria.
Com essa revolução através da lei, os empregados domésticos garantiram direitos jamais anteriormente imaginados: seguro contra acidente do trabalho, indenização compensatória em casos de dispensa involuntária, adicional de horas extras de no mínimo 50% sobre período que exceder a jornada diária de trabalho de 8 horas e 44 horas semanais, hora noturna superior a diurna, intervalo para refeição e descanso.
Depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, adicional de 25 % em casos de viagem com a família do empregador, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, seguro desemprego, auxílio-creche e salário família.
Para facilitar o recolhimento de todas estas contribuições foi criado o Simples Doméstico, todas as obrigações em uma única guia bancária, tornando a vida fiscal do empregador mais simples.
( Fonte : Jus.com.br)
**********
Em 1960, a realidade estava bem longe da relativa segurança de hoje,quando ainda são raros os patrões que cumprem a lei.
Muitos a burlam usando manobras e artimanhas.
************
Linha do tempo
Carolina Maria de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário