quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Economista francês Thomas Piketty tem livro censurado na China


 
 

 
 

Piketty é um economista francês que se tornou figura de destaque internacional com seu livro "O Capital no século XXI",(2013)traduzido em mais de 40 línguas e com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos. 
 

  
A obra "O Capital e a Ideologia",sequência de "O Capital no século XXI"(2019)mostra que, nos países desenvolvidos, a taxa de acumulação de renda é maior do que as taxas de crescimento econômico. 
(fonte:Wikipedia)

Outras obras traduzidas para o idioma português :"A Economia da Desigualdade", " É possível salvar a Europa?", "Às urnas, cidadãos !"

 ******************** 
O texto abaixo é parte de matéria publicada na editoria de Economia do site da RTP-Portugal :

Apesar do reconhecimento que mereceu do presidente Xi Jinping, o pensador francês não escapou ao bisturi da censura chinesa, quelhe exige o corte de algumas secções de "Capital e Ideologia", para que o livro possa entrar no mercado literário do gigante asiático. Estarão em causa páginas dedicadas à máquina redistributiva chinesa, com o assinalar da assimetria que marca a chegada da riqueza aos mais ricos e aos mais pobres. Um dedo na ferida querevela a falha de Pequim em crescer com todos e para todos.

O presidente chinês manifestara anteriormente admiração pelo trabalho dePiketty referindo-se em particular ao livro “O Capital no século XXI” (2013), que se tornou num best seller na China. Xi Jinping assinalava em 2015 a análise do economista francês relativamente às desigualdades nos Estados Unidos, um ponto “digno de nota” que dava uma nova luz à doutrina econômica do marxismo para os tempos que vivemos.

****************************
Minibio de Thomas Piketty
Nasceu em 7de maio de 1971 em Clichy,Île de France.
Pais:
Vincent Pikkety
Aline Mausoleo
 
 

Descrição

DescriçãoThomas Piketty nasceu em 7 de maio de 1971, no subúrbio parisiense de Clichy, Hauts-de-Seine. 

Seus pais,ativistas  em um grupo trotskista e nos protestos de maio de 1968 em Paris,se afastaram da posição política antes que seu filho nascesse.

*Aos 18 anos, ingressou na École Normale Supérieure (ENS)  estudou matemática e economia. 

*Aos 22 anos,  recebeu seu PhD com uma tese sobre a redistribuição de riqueza, que escreveu na London School of Economics (LSE) e na EHESS com Roger Guesnerie.

*Lecionou de 1993 a 1995 como professor assistente no Departamento de Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

*Em 1995 ingressou no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) como pesquisador, e em 2000 tornou-se professor (directeur d'études) na EHESS-École des hautes études en sciences sociales

*Ganhou o prêmio da Associação Francesa de Economia para a melhor tese do ano. 

*Conquistou o prêmio de melhor jovem economista da França em 2002.

*Membro do conselho de orientação científica da associação À gauche,    fundada por Michel Rocard e Dominique Strauss-Kahn.  

*Em 2006, Piketty se tornou o primeiro diretor da Escola de Economia de Paris, que ajudou a fundar.

*Colunista do jornal francês Libération e escreve ocasionalmente para o Le Monde. 

Vida Pessoal

*Casamento en 1996 com Nathalie Moine.

Desta união, nasceram Juliette e Deborah Pikkety

*Conturbada relação em 2005, com Aurelie Filipetti.(Ministra da Cultura e da Comunicação na França entre 2012-2014, sob  a presidência de François Hollande).

*É casado,desde 2014, com  Julia Cagé, economista   especializada em economia do desenvolvimento, economia política e história econômica.

***************************

Nenhum comentário:

GIBRAN KHALIL GIBRAN. em elaboração

1883-1931 Ensaísta,prosador,poeta, conferencista e  pintor de origem libanesa.   Autor do- entre outros- livro "O profeta ",   sua...

Textos mais visitados