sexta-feira, 18 de setembro de 2020

90 anos da Revolução de 1930 e os gaúchos e seus cavalos no Obelisco.


Num gesto simbólico que representou a tomada do poder, os revolucionários gaúchos, chegando ao Rio, amarraram seus cavalos no Obelisco da avenida Rio Branco.

 
Imagem do monumento.
PatrocinadorAntônio Januzzi
Construção1906
MaterialGranito.
InscriçõesAs inscrições são sobre as obras de urbanização e modernização da Avenida Rio Branco.
Peso28 toneladas.
Altura18,15 metros.
Local atualBrasil Avenida Rio Branco (Rio de Janeiro)
Data de instalação14 de novembro de 1906[1]
 

*******************


  "Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha

Com a quebra da Bolsa de Nova York, ocorrida em outubro de 1929, iniciou-se uma crise econômica de escala mundial, esmagando todas as economias com alguma participação nos mercados internacionais, caso do Brasil e suas exportações de café.

 Em 1929, lideranças da oligarquia paulista romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café com leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. 

Em reação, o presidente de Minas Gerais,Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.

Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes. 

Porém, ele não tomou posse, em virtudedo golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. 

Assim, Júlio Prestes passou a ser o único político eleito presidente da República do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse.

Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil. "


Fonte:Wikipedia

*******************
  
O gaúcho e o cavalo
 
 
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL,

 Faz saber que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei Nº 11.826, DE 26 DE AGOSTO DE 2002.


Art. 1º Fica incluído o Cavalo Crioulo como animal-símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.

********

Trecho de matéria publicada no site  estânciavirtual 

por  Guilherme Milani Lorscheider

 
 -

"O Cavalo Crioulo tem sua origem em cavalos espanhóis, trazidos pelos colonizadores no século XVI. 

Estabelecidos na América, principalmente na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Brasil, muitos desses animais passaram a viver livres, formando manadas selvagens que, durante cerca de quatro séculos, enfrentaram temperaturas extremas e condições adversas de alimentação.

Graças a essas adversidades, o cavalo Crioulo adquiriu as suas principais características: rusticidade e resistência. 

Após um longo tempo, notando a importância deste animal, a partir do século XX passaram a ser reconhecidos mundialmente. 

Então, em 1932, foi fundada a ABCCC, com a missão de preservar e difundir o cavalo Crioulo no país.

Mais tarde, 50 anos depois, a prova do Freio de Ouro tornou-se a mais importante ferramenta de seleção, motivando a otimização da raça, seja morfológica ou funcionalmente. 


Estima-se que anualmente seja movimentado R$ 1,28 bilhão de reais em função do animal. São cerca de 300 mil espalhados em todo o território nacional."

********************

site daABBCCC
 
 

Nenhum comentário:

GIBRAN KHALIL GIBRAN. em elaboração

1883-1931 Ensaísta,prosador,poeta, conferencista e  pintor de origem libanesa.   Autor do- entre outros- livro "O profeta ",   sua...

Textos mais visitados