quinta-feira, 16 de maio de 2019

TRILOGIA DIA-D -1 Albert Speer, arquiteto do Terceiro Reich




Ascenção, Apogeu,Queda, Retorno


Absolutamente convencido de uma vitória na Segunda Guerra Mundial, Hitler planejou redesenhar Berlim como a nova Capital Mundial Alemã ou Welthauptstadt Germania - uma metrópole megalômana com estruturas gigantescas que refletiriam o espírito do Terceiro Reich .
 Os nazistas tentaram legitimar o seu poder retratando o seu regime como uma continuação do Sacro Império Romano (O Primeiro Reich) e do Segundo Reich 1871/1918,  o Império Alemão , marcado pela unificação após a vitória na Guerra Franco-Prussiana, e interrompido com a derrota na 1ª Guerra Mundial. O imperador era Guilherme 2º e Otto von Bismarck era o chanceler.

Foi criado   termo Das Dritte Reich ("O Terceiro Império") - geralmente traduzido parcialmente como "O Terceiro Reich").   Hitler denominou esse regime de Reich de Mil Anos  pois segundo ele o Reich não apenas sobreviveria por todo este tempo, como também não seriam necessárias mais modificações.   


 GERMANIA
O Führer  nomeou o arquiteto Albert Speer para supervisionar o projeto e ,juntos, elaboraram um plano fantástico para a reconstrução da cidade.
 

******


Berthold Konrad Hermann Albert Speer nasceu em Mannheim, Alemanha,no dia 19 de março de 1905, segundo dos três filhos de Albert e Louise Speer.
Aos 16 anos, Speer queria ser matemático, mas seu pai foi contra a idéia, dizendo que esta carreira o levaria a uma vida medíocre .sem dinheiro e sem reconhecimento social.
Decidiu,então,seguir a carreira do pai e do avô, começando a estudar arquitetura na Universidade de Karlsruhe, instituição sem grande reconhecimento. para que o orçamento familiar continuasse sob controle.

A hiperinflação que atingiu o país,afetou a renda dos Speer que foram obrigados a vender jóias e imóveis para manter o padrão de vida.
Em 1924, ele se transferiu para a Universidade Técnica de Munique e, em seguida,para a afamada Universidade de Berlim.

Ali, foi aluno e,depois assistente de Heinrich Tessenov,um dos arquitetos mais influentes em seu país durante a República de Weimar.
 *******
Em 1928, Speer se casou com Margarete Weber, filha de artesão, que não foi bem recebida na família,por serjulgada de estrato social inferior.

Em 1931, ingressou no NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães )e, no mesmo ano, mudou-se para Mannheim.

Em 1932,foi recomendado por Karl Hanke a Joseph Goebbels para reformar a sede do partido em Berlim.

Em 1933, convidado a fazer desenhos para os eventos do partido em Nuremberg.
Depois que Hitler chegou ao poder, Speer logo se integrou ao seu círculo íntimo. 
Depois que  Paul Troost morreu ,em 1934,  tornou-se o arquiteto mais importante dos nazistas. 

Construiu o Zeppelinfeld em Nuremberg e a Chancelaria do Novo Reich (concluída em 1939), em Berlim, e também criou o pavilhão alemão para a exposição internacional em Paris em 1937.






Neste mesmo ano de 1937, Hitler fez dele o Inspetor Geral de Construção da Capital do Reich.Speer foi instruído a fazer planos para reconstruir Berlim,como a nova Capital Mundial Alemã ou Welthauptstadt Germânia, que refletiria o espírito grandioso do Terceiro Reich .

Os planos para Germania



Germania, a Capital do Mundo, foi um projeto que não aconteceu e previa a demolição e reconstrução de Berlim com vitória da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.
Somente alguns edifícios foram terminados antes do  desfecho do conflito.
A Wikipedia nos ajuda a conhecer melhor o que seria Germania:

"Große Straße

Uma avenida de 40 metros de largura e dois quilômetros de comprimento. 
Seria o eixo de todo o complexo de edifícios e uma estrada de desfiles da Wehrmacht.
 Estende-se desde o Salão do Congresso até o Märzfeld. A construção terminou em 1939, embora ela nunca tenha sido usada para um desfile, devido ao início da  guerra A pavimentação foi feita com placas de granito e pós-guerra a Grande Rua  foi utilizada como aeroporto pelos norte-americanos.


 

Zeppelinfeld

O campo Zeppelin está localizado a leste da Große Straße. Trata-se de uma tribuna com 360 metros de comprimento. Foi um dos primeiros trabalhos de Speer para o  Partido e foi inspirado no Altar de Pérgamo  Ao fim da guerra, os norte-americanos explodiram a suástica no alto da tribuna e, nos anos 70, os pilaresvforam removidos, o restante da estrutura esta intacta.

Deutsches Stadion


 Assista ao vídeo:


https://www.youtube.com/watch?v=DwW1cQfHU_M

 Albert Speer fez planos para o que seria o maior estádio do mundo, derivado do Circo Máximo de Roma e teria lugar pra 400 mil espectadores.  Em 1938, as escavações começaram, mas foram interrompidas no início da guerra, no ano seguinte.
Ao fim da guerra, a parte norte das escavações acabou inundada, formando um lago chamado de "Silbersee".

 Märzfeld

Outro campo de desfiles para a Werhmacht  . Suas dimensões seriam de 955 x 610 metros. A construção teve inicio em 1938   e nunca foi finalizada, as partes da obra que estavam completas foram demolidas.

Luitpold Arena

Local de desfiles e reuniões. Tinha capacidade para receber mais 150.000 nazistas. Ao fim da guerra foi praticamente toda destruída, restando apenas o "Ehrenhalle" (Salão da Honra) 


Muitos prédios históricos e antigos de Berlim seriam demolidos com exceção da Porta de Brandenburgo , símbolo da divisão e unificação da Alemanha. 


  *********
Ministro do Armamento

 8 de fevereiro de 1942 - Um acidente aéreo em Rastenburg mata o ministro dos armamentos  Fritz Tod.


 Como Ministro do Armamento
Speer estaria neste vôo,mas desistiu horas antes por estar exausto.

 No mesmo dia, Hitler o nomeou  para ocupar o cargo de Todt. 
 Ao assumir o ministério, a economia da Alemanha  ainda  não era voltada totalmente para a guerra. Bens de consumo  eram produzidos e cinco  "autoridades supremas" administravam a produção de armamento. 

Speer  centralizou o poder da economia em torno da guerra. Cada fábrica agora era responsável pela produção de um determinado produto. Com forte apoio de Hitler , dividiu o campo de produção de acordo com o tipo de arma utilizada.  Substituiu   peritos para supervisionar cada departamento e ninguém no cargo poderia ter mais de 55 anos.   

Dezembro de 1943-Speer visita o complexo subterrâneo de Mittelwerk onde eram produzidos foguetes V2 com mão de obra de prisioneiros dos campos de concentração. 

Chocado com as condições de trabalho  e preocupado com a mão-de-obra não especializada em terrível condiçãode vida,Speer provdenciou melhorias e mandou construir um acampamento Metade dos trabalhadores morreu antes da guerra terminar.Em depoimentos futuros,confessou:   "As condições de trabalho dessas pessoas eram realmente bárbaras e uma profunda culpa pessoal me toma logo que penso nisso".   
Speer fez excelente administração , a ponto de ser considerado  sucessor de Hitler. 
 ****
Janeiro  de 1944- Séria inflamação no joelho tira Speer de suas funções.    Hermann Göring,Martin Bormann e outros rivais procuram tomar seu lugar. 
O chefe da SS Heinrich Himmler tentou a eliminação,  mandando seu médico pessoal, Karl Gebhardt, para "curá-lo". 
A esposa e os amigos de Speer conseguiram transferi-lo para  os cuidados de Karl Brandt,médico pessoal de Hitler, e ele se recuperou lentamente. 

Em abril,perdeu seu espaço nas construções e  enviou uma carta a  Hitler,  pedindo demissão.Considerado figura indispensável ao esforço de guerra, foi convencido a retirar sua renúncia. 

Queda do Reich 

 O descontentamento deveria ser de conhecimento público e o nome Speer estava incluído- com um "possivelmente"-, em  lista de conspiradores que assumiriam o poder na Alemanha se um plano para matar Hitler que estava em  andamento tivesse sucesso. 
Assim, foi salvo da execução, o que aconteceu com todos os oficiis de primeiro escalão que planejaram o atentado.
 Em fevereiro de 1945, Speer   já dava a guerra como perdida e procurava abastecer, com comida  e outros bens de consumo ,as áreas que estavam para ser ocupadas.
 




Decreto Nero



19 de março de 1945-Adolf Hitler assinou o chamado Decreto Nero,alusão ao incêndio ordenado por Nero para destruir Roma. 


O documento  determinava a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tivessem acesso aos territórios nazistas. 


A ordem foi desobedecida por Albert Speer.  


Albert Speer ficou chocado e se recusou a cumprir a ordem, perdendo sua fé no ditador,mas a barbaridade aconteceu em menor escala.

 A cidade de Bremen foi palco de um desses episódios. No dia 25 de abril de 1945, o exército britânico invadiu a localidade. 
Os nazistas explodiram duas pontes sobre o rio Weser na tentativa de conter as tropas aliadas que avançavam por terra e os aliados tomaram a cidade após dois dias de batalha.

Hitler cometeu suicídio em 30 de abril de 1945. 

7 de maio de 1945- O general Alfred Jodl assinou a rendição militar alemã
 23 de maio de 1945- Speer  o que restou do governo provisório liderado por Karl Dönitz  foram presos foi preso por ordem do general americano Dwight D. Eisenhower.

Prisão

Entre novembro de 1945 e outubro de 1946, o Tribunal Militar Internacional reuniu-se em Nuremberg.  
Foram ouvidas pelo 236 testemunhas. Cinco mil documentos foram recolhidos e analisados.
Outubro de 1946- Veredicto final contra 22 representantes do alto comando da Alemanha de Hitler. 
Hermann Göring foi considerado pelos aliados como o "nazista número 1", após Hitler, Himmler e Goebbels cometeram suicídio.
Outros onze acusados foram condenados a morte.
Além das 12 penas de morte, o Tribunal condenou sete nazistas a prisão perpétua. 
Albert Speer, confessou culpa e  recebeu 20 anos de cadeia. 


18 de julho de 1947, Speer e seis ex-oficiais do regime nazista foram
para
a prisão de Spandau.
Ali, enquanto qualquer correspondência era proibida,recebeu tratamento diferenciado e ordem especial dos líderes dos aliados para trabalhar no que seria a base de seu livro Por dentro do III Reich .Leu mais de 500 obras sobre o Egito antigo,biografias e clássicos da literatura mundial .

Reformou o jardim da prisão,que de floresta passou a "Jardim do Eden", segundo um oficial americano

     

O retorno

Apesar das tentativas para obter a libertação antecipada, ele cumpriu a sua pena na totalidade, a maior parte na prisão de Spandau, em Berlim Ocidental. 

Depois  da libertação,em 1966, Speer publicou duas obras autobiográficas, best-sellers, "Dentro do Terceiro Reich" e "Spandau: Os Diários Secretos",  contando a  estreita relação pessoal com Hitler, deixando para a História um testemunho sobre o famigerado regime nazista. 

Mais tarde, escreveu um terceiro livro, "Infiltração", sobre a SS (Schutzstaffel):   um termo alemão que  sinifica “esquadrilha de proteção”
 Foi um grupo fundado em 1925, com o objetivo de proteger Adolf Hitler e os dirigentes do Partido Nazista.

Speer morreu de causas naturais em 1º de setembro
1981, durante uma visita a Londres. 

 


*****************

Segredos do Terceiro Reich - O Arquiteto do Reich - Albert Speer - Dublado e HD:



    https://www.youtube.com/watch?v=TsWZEqy0Crw

Nenhum comentário:

Madonna in Rio

    Ela se reinventa,se supera,transcende   Cantora, dançarina, coreógrafa, atriz, produtora de filmes e escritora, música,  militante polít...

Textos mais visitados