“Um festival de uma semana em Berlim, liderado pela Bauhaus-Archiv, dará início ao centenário.
O presidente federal da Alemanha abrirá o festival em 16 de janeiro de 2019 com Prelude na Akademie der Künste em Berlim.
Este evento de abertura será visível em todo o mundo e entrelaçará posições contemporâneas pioneiras em artes cênicas, música e novas mídias com formatos de discussão que aparecem em formas internacionais e interdisciplinares.
A Semana Bauhaus de 1923 fornece o ponto histórico de referência para tudo isso. Uma seleção internacional de artistas será convidada para articular suas visões para a arquitetura, arte e design do século XXI. Aqui o foco estará na relação entre corpo, espaço e movimento, entre homem e máquina.”
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A seguir,meu texto:
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design,artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha,sendo a primeira escola de design do mundo.
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A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. foi subsidiada pela República de Weimar.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. foi subsidiada pela República de Weimar.
Após uma mudança no governo, em 1925,a escola mudou-se para Dessau. onde o governo municipal naquele momento era de esquerda.
Uma nova mudança ocorre em 1932 para Berlim,devido ao
recém-implantado governo nazista.
Kandinsky |
As fases da Instituição
Primeira Fase
Gropius uniu a Escola de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas e a Escola de Artes e Ofícios , tornando a Bauhaus a primeira escola de design do mundo.
Foi criado o chamado " Vorkurs " ou curso introdutório , criado por Johannes Itten .
Como o nome indica,eram observadas as qualidades pessoais dos estudantes com o objetivo de oferecer a uma formação contínua e adequada a seus dotes.
Os alunos,por sua vez,aceitaram executar qualquer tipo de trabalho e saíam da escola prontos para o mercado de trabalho.
Exceto pintura e escultura tradicionais, estavam disponíveis cursos de fotografia,design de mobiliário,marcenaria,teatro,cerâmica,tecelagem,encadernação, -serralheria e vidraçaria.
Expoentes da primeira fase
Paul Klee (1879-1940)
Paul Klee,suíço naturalizado alemão, começou a fazer parte escola em 1920. Além de pintor era excelente violinista. Deu aulas de composição na oficina de tecelagem. Seu estilo foi baseado em formas elementares das quais,segundo ele, derivam todas as demais e o artista deve torná-las visíveis.
Ao se aposentar, em 1931, Klee deixou a Bauhaus.
Os seus artigos e planos de aulas foram publicados em forma de livro.
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Wassily Kandinsky (1866-1940)
Em 1922 o abstracionista Kandinsky juntou-se ao projeto,mas já vinha se correspondendo com Gropius enquanto participava de reformas educacionais na época da Revolução Russa .
Decidiu se mudar para a Bauhaus,substituiu Schlemmer na oficina de pintura mural e ensinou com Klee durante o projeto básico. Seu papel foi decisivo para iniciar o caminho de transição para a arte mais intelectual e racional do segundo período.
Em 1922 o abstracionista Kandinsky juntou-se ao projeto,mas já vinha se correspondendo com Gropius enquanto participava de reformas educacionais na época da Revolução Russa .
Decidiu se mudar para a Bauhaus,substituiu Schlemmer na oficina de pintura mural e ensinou com Klee durante o projeto básico. Seu papel foi decisivo para iniciar o caminho de transição para a arte mais intelectual e racional do segundo período.
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A segunda fase (1923-1925) foi muito mais racional e a terceira.em 1930 e sob a direção de Ludwig Mies van der Rohe,trouxe a mudança para Berlim e revisão total do sistema de aprendizagem.
Segunda Fase
Vem para se juntar à Bauhaus László Moholy de Nagy (1895-1946)muito amigo de Theo van Doesburg.
Designer,pintor,fotógrafo e professor,influenciado pelo Construtivismo Russo e defensor da integração entre tecnologia e indústria no design e nas artes.
Nagy aplicava a técnica de colagem de negativos e uso de instrumentos que interferem artisticamente na impressão das fotos.
Em 1937, a convite de Walter Paepcke mudou-se para Chicago -Tornou-se se o diretor da New Bauhaus que,sem patrocínio,fechou no ano seguinte.
São desta segunda fase os documentos teóricos sobre pintura de Klee e de Kandinsky
Klee - Wege des Naturstudiums, (algo como "Sobre o estudo da Natureza")1923 Pädagogisches Skizzenbuch, 1925,a transcrição da conferência Über die modern Kunst./Sobre a arte moderna
Kandinsky publica Punkt und Linie zu Fläche (mais ou menos "Ponto e Linha na Superfície), 1926
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A terceira fase.em 1930 e sob a direção de Ludwig Mies van der Rohe,trouxe a mudança para Berlim e revisão total do sistema de aprendizagem.
Terceira Fase
1925-Lászlo Moholy Nagy ,depois de cinco anos como professor, decide deixar a Bauhaus devido à enorme pressão de alunos comunistas.
Em 1933, o Partido Nazista fecha a Escola,mas Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) arquiteto alemão depois naturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura no século XX, transfere a Bauhaus para Berlim,correndo grandes riscos.
O projeto sobreviveria até abril daquele ano.
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O artista plástico,poeta e arquiteto baiano ALMANDRADE(Antônio Luiz M. Andrade)assim narrou a influência da Bauhaus em artigo para o site português STORM IMAGENS,em 2009,nos 90 anos da fundação.
"Quando os soldados de Hitler fecharam as suas portas, grande parte de professores e alunos já haviam partido para outros países divulgando suas idéias até chegarem à América como os arquitetos Walter Gropius que lecionou em Harvard e Mies Van der Rohe um dos principais arquitetos da remodelação de Chicago.
O ensino inovador da escola já havia se difundido nos principais centros de arte. A Bauhaus exerceu uma influência extraordinária sobre a arquitetura do século XX no mundo ocidental, um estilo marcante pelas linhas retas dos prédios, ambientes claros, espaços bem aproveitados e pela ausência de adornos. Estilo que chegou também ao Brasil através de ex-alunos da antiga escola, hoje esquecidos, como o alemão Alexandre Altberg e o belga Alexandre Buddeus.
No Brasil, a arquitetura moderna foi importada e adaptada através da versão francesa, principalmente com a vinda do arquiteto Le Corbusier, a convite do ministro Gustavo Capanema, na segunda metade da década de 1930 para realizar estudos para o projeto do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Projeto que foi desenvolvido por uma equipe de jovens arquitetos brasileiros, como: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy, obedecendo ao traçado do mestre.
Porém na primeira fase do modernismo, foram os alemães que influenciaram a arquitetura brasileira, pioneiros no uso do concreto armado, bastante difundido e utilizado na nossa arquitetura."
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