terça-feira, 19 de junho de 2018

MUJI - um conceito de consumo (ou anticonsumo)

 


 

                                                         Logo da marca sem marca

 Muji (無印良品 Mujirushi Ryōhin) é uma empresa de varejo japonesa que vende  grande variedade de bens domésticos e de consumo e se caracteriza  pelo minimalismo de design, pela ênfase na reciclagem, na preocupaçao em reduzir o desperdício na produção e embalagem e  na prática do   "não-logotipo".   
O nome é derivado da primeira parte de Mujirushi Ryōhin, traduzido como  "Produtos de Qualidade sem Marca" 

A empresa começou com 40 produtos na década de 1980: artigos de papelaria e vestuário para homens e mulheres,  alimentos  e   utensílios de cozinha e projetos arquitetôncos e  um automóvel,Muji Car 1000, produto de uma colaboração em 2001 com a Nissan.Eram 1000  unidades,em modelo "espartano", com bancos de vinil, encontrado  na cor 'mármore branco" e vendas apenas online. 

Hoje, a marca sem marca vende mais de 7.000 produtos com " preços mais baixos do que o habitual",devidos aos  materiais selecionados, à mininizaçao da embalagem e à rapidez nos processos de fabricaçao. 
O  primeiro hotel está previsto para 2019, como parte do complexo Marronnier Gate Ginza. 

Países onde existem as lojas MUJI:
 No Japão,  328 lojas operadas diretamente e fornecimento a 124 lojas, a partir de agosto de 2017.  
Existem 418   pontos de venda internacionais a partir de agosto de 2017 :Reino Unido (12), França (9),  Itália (9),  Alemanha (7),  Irlanda (1),  Suécia (8),  Noruega (4) Espanha (5), Singapura (10), Malásia (5), Hong Kong (17), Turquia (2), Polônia (1), Portugal (1),  China continental (200), Taiwan (45), Tailândia (15), Austrália (3), Indonésia (6), Filipinas (7), Kuwait (2), Emirados Árabes Unidos (4), Índia (2).   

Na cidade de Nova York, a Muji fornece produtos para uma loja de design no Museu de Arte Moderna e mantém uma loja emblemática.
 A partir de abril de 2017, existem 5 lojas em Manhattan, uma no norte de Nova Jersey, uma em Boston e 6 lojas na Califórnia.   

Uma pequena filial está no Aeroporto Internacional JFK. 


Marca de marca sem marca 

"A estratégia sem marca da Muji (marca genérica)  é orientada o sentido de gastar  pouco dinheiro   em propaganda ou marketing clássico.
O  sucesso de Muji é atribuído `a boca a boca,  a uma experiência de compra simples e ao movimento anti-marca. "
(Wikipedia) 
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Visite o Facebook da MUJI Portugal

https://www.facebook.com/MUJIPortugal/ 

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