500 Anos da Reforma Luterana
31 de outubro de 1517- Publicação de 95 propostas de Martinho Lutero na porta da Igreja do Castelo de Wartburg- onde estava escondido , contra diversos postulados da doutrina da Igreja Católica Romana.
Foi o ponto de partida para uma reforma em profundidade ,apoiada tanto por religiosos europeus como pelos governantes da Alemanha,Suíça,Países Baixos,Reino Unido,Escandinávia,Países Bálticos e Hungria.
A Reforma Protestante diividiu a chamada Igreja do Ocidente entre católicos romanos e reformados ou protestantes, originando-se o protestantismo
Trezentos anos depois,no Concílio Vaticano II,o Papa João XXIII confirmou os preceitos do Concílio de Trento, reconfirmados pelo Papa Paulo VI.
*******
Antecedentes
O movimento da Reforma não aconteceu de um momento para o outro . Alguns historiadores modernos datam o desejo de mudaança do tempo do Imperador Constantino e do Edito de Milão , promulgado a 13 de junho de 313 assegurando a tolerância e liberdade de culto para com os cristãos, extensiva a todo o território do Império Romano.
Historiadores protestantes acreditam que "o cristianismo ocidental tinha intenções de reforma desde o século XII,sinal de que a estrutura da igreja medieval não duraria para sempre".
A esses movimentos, se juntou a Reforma e são chamados de "Primeira Reforma".
Os primeiros reformadores durante a crise que caracterizou o Grande Cisma são dois: John Wycliffe (1324 - 1384)
Inglês, professor de teologia na Universidade de Oxford. denunciou várias irregularidades cometidas pelo clero e do papado, negou ao papado poder de guiar a igreja e a vida dos fiéis.
Apoiou o casamento dos padres e encorajou os fiéis a interpretar livremente a Bíblia.
O outro foi John Huss (1369 - 1415) checoslovaco, professor da Universidade de Praga, era um propagador das idéias reformistas de Wycliffe.
Pregou na região da Boêmia, até que foi julgado como herege e queimada no fogueira.
Esta morte desencadeou uma Guerra Santa que durou cerca de 17 anos.
****
Martin Luther nasceu 10 de novembro de 1483 na Alemanha, em Eisleben. Estudou Direito na Universidade de Erfurt. Em 1505, quase atingido por um raio em tempestade violenta, fez promessa de se tornar um monge. Entrou no convento dos agostinianos. Foi ordenado em 1507 e tornou-se doutor em teologia em 1512.
Deixou de ensinar teologia em Wittenberg, cidade do príncipe Frederico e começou a criticar abertamente a partir de 1517, devido à venda de indulgências,que fariam o pecador escapar do purgatório. As indulgências eram apresentadas como uma espécie de passaporte para o céu,um perdão fora dos sacramentos, total ou parcial.
Ao comprá-las, o fiel se livrava do purgatório. Os recursos recebidos e a concepção deste marketing religioso idéia de Johann Tetzel ,levaram Martinho Lutero a escrever suas 95 Teses.
Sem negar ao Papa ou `a Igreja o direito de conceder perdões e penitências,afirmou que "as indulgências não levariam a alma diretamente ao céu, pois, segundo os cânones da Igreja, os pecados deviam ser expiados e pagos na presente vida."
Na verdade, firam utilizadas para financiar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma.
Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X em 1521.
O príncipe Frederico, o Sábio, o convidou a se instalar o castelo de Wartburg. Lá, Lutero pode continuou o seu trabalho de estudo e tradução da Bíblia.
Enquanto isso, em Wittenberg, defensores Luther quiseram ir mais longe na reforma da Igreja atacando sacerdotes e saqueando igrejas. Lutero interveio para acalmar os ânimos.
***
Em 1525, muitos camponeses revoltados no sul da Alemanha, em nome das idéias de Lutero, pediram que os príncipes agissem para restaurar a paz civil. A Guerra Camponesa foi um episódio sangrento.
Também 1525, Martin Lutero se casou com a ex-freira Catherine Bora. O casal teve seis filhos.
As idéias reformistas ganharam terreno e resultaram na Confissão de Augsburgo, apresentada a Charles V em 1530.
O Imperador se recusou a aceitar, querendo manter a fé católica e ordenou que todos retornassem à Igreja Católica.
Mas já era tarde demais, vários príncipes alemães expandiram a doutrina na Europa renascentista.
Em particular, os governantes escandinavos e anglo-saxónicos e a Reforma se desenvolveu na França, apesar da oposição do rei.
Lutero morreu em 1546, considerado o pai do protestantismo, e reconhecido como um dos maiores teólogos do seu tempo.
****
*Os pontos fundamentais da Reforma Protestante são os "Cinco Solas"
(da Wikipedia)
Cinco solas são frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Romana. A palavra latina "sola" significa "somente" em português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã. Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõem aos ensinamentos da então dominante Igreja Romana, a qual tinha, na mente dos reformadores, usurpado atributos divinos ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente seu superior, o Papa
Os cinco solas:
- .1 Sola fide (somente a fé)
- 2 Sola scriptura (somente a Escritura)
- .3 Solus Christus (somente Cristo)
- 4 Sola gratia (somente a graça)
- .5 Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
https://www.youtube.com/watch?v=_c6JQII6OxE
Filme "LUTERO" (2003) dublado em português
Joseph Fiennes no papel-título
Clique no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=eezenm7Tlps
****************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário