"Era uma vez ... um livro. Mas não um livro qualquer . Um dos mais famosos do mundo: uma história que faz você sonhar e meditar, sorrir e chorar, lido por milhões de crianças e adultos.
Era uma vez ... O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Cada livro tem a sua história. Este Petit Prince é cativante. Criado no exílio do autor, o personagem nasceu em Nova York em 1942, em meio a grande melancolia.
Saint-Exupéry estava sofrendo por ter sido retirado do campo de batalha (2a Guerra Mundial)
O livro só foi lançado na França em abril de 1946, postumamente."
**************************
(do site oficial do Pequeno Príncipe)
Quando e por que Saint Exupéry criou seu célebre personagem?
1940 -Exilado nos Estados Unidos e hospitalizado para curar sequelas de acidentes,escrevia "Piloto de Guerra".
Para distrair o amigo, a atriz francesa Annabella (1909- 1996)leu para ele um conto de Andersen " A Pequena Sereia" e sugeriu que ele também escrevesse algo semelhante.
No mesmo momento, outro amigo-René Clair, levou uma caixa de aquarelas.
Era o que faltava.Saint Exupéry ilustrou uma história que tinha nascido na solidão de um leito de hospital
O personagem "aéreo" que vinha desenhando ano após ano, ganhou vida.
Encomenda
1942. Saint-Exupéry janta com seu editor Eugene Reynal.Como sempre,rabisca na toalha de mesa. Seduzido pela figura da criança voadora,Reynal propõe que ele escreva um conto infantil para ser publicado no Natal.
Parece que a idéia teria sido de Elizabeth, mulher do editor, que desejava oferecer uma reparação ao autor que se exilava nos Estados Unidos, magoado pela fria acolhida de seu último livro (Piloto de Guerra) e atacado por todos os lados pelos que desejavam que se alistasse para lutar na segunda guerra mundial e não compartilhavam suas idéias libertárias.
Segundo outras fontes,há pelo menos sete anos Saint-Exupéry alimentava a idéia de escrever um conto de fadas.O personagem principal seria um menininho:talvez seu amado irmão François, companheiro das brincadeiras infantis de "Rei Sol" e morto muito cedo.
Trabalho noturno
A conselho do amigo Paul-Émile Victor, Saint-Exupéry comprou lápis, aquelelas e deixou a selva urbana para se instalar numa casa em Long Island.
Escrevia à mão nas altas horas da madrugada, movido a café e cigarro,criando a odisséia de seu Pequeno Príncipe.
Muitas vezes eles posaram para compor os personagens da história.O filho do filósofo Charles De Konnick foi modelo para algumas cenas, o cão boxer de Sylvia Reinhardt para um tigre e o poodle de um amigo para o desenho do famoso carneiro.
Cansadíssimo,muitas noites Saint-Exupéry dormiu sentado em seu escritório.
Verão e outono de 1942- Pronto o livro, Saint-Exupéry entrega o material a seu editor. Eugene Reynal manda traduzir o texto e publica, simultaneamente, a versão original e a inglesa.
6 abril de 1943
Saint-Exupéry deixa os Estados Unidos para se alistar nas Forças Francesas Livres,na Argélia.
1946-A primeira edição francesa do "Pequeno Príncipe" foi publicada pela editora Gallimard depois da Liberação e da morte do autor (1944)
****************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário