sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

4 de dezembro -Dia de Santa Barbara


Yansã/Santa Bárbara no sincretismo. Estátua no Parque da Catacumba, bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio

Eparrei,Yansã!


" Santa Bárbara, que és mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, faz que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Fica sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a ti, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras".

 ********************************************


Mitologia ( da Wikipedia)

 Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum.
O nome Iansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer, Iansã pode ser traduzido como "a mãe do céu rosado" ou "a mãe do entardecer". 
Ao contrário do que muitos pensam, Iansã não quer dizer "a mãe dos nove". Xangô a chamava de Iansã pois dizia que Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado e é por isso que o rosa é sua cor por excelência.
Na liturgia da umbanda, Iansã é senhora dos eguns os espíritos dos mortos, menos cultuados no candomblé.
 Na umbanda, a guia de Iansã é de cor laranja (coral) e, no candomblé, é vermelha. No candomblé, também é chamada de Oyá. 
Seu dia da semana é quarta-feira e sua saudação é Eparrei.

***********************************************
Santa Bárbara
Grande Mártir e Santa auxiliar
Nascimento c. 280 em Nicomédia, atual Izmit, Turquia
Morte c. 317 em Nicomédia
Veneração por Igreja Católica,Umbanda e na Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 4 de Dezembro
Padroeira dos artilheiros, mineiros e dos que lidam com Fogo


********************************

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados