Freiburg, 2 de setembro de 1915
São Paulo, 13 de setembro de 2005)
*******
Centenário de Nascimento
Na próxima quinta-feira, dia 03, a Academia Brasileira de Letras com o apoio do Instituto Cultural Brasil Alemanha-Instituto Goethe reunirá muitos músicos para lembrar do Professor Hans Joachim Koellreutter,alemão, naturalizado brasileiro, considerado cidadão do mundo, mas que justamente aqui deixou raízes profundas como centenas de alunos, colaboradores, 3 filhos e netos.
A
homenagem terá início às 11h15 em mesa redonda na Sala José de Alencar
com dois de seus ex-alunos de gerações diferentes: Edino Krieger, que
integrou o grupo Música Viva, criado por Koellreutter , e Tim Rescala,
que estudou com o mestre em final da década de 70/80.
O encontro será mediado pelo musicólogo e poeta, Acadêmico Marco Lucchesi.
O encontro será mediado pelo musicólogo e poeta, Acadêmico Marco Lucchesi.
`As 12h30 haverá o concerto no amplo e confortável Teatro Raimundo Magalhães Jr com o grupo, especializado em música contemporânea Abstrai Ensemble, e outros dois ex-alunos de Koellreutter: o pianista Sergio Villafranca, que virá especialmente de SP e o gaitista José Staneck.
Será uma grande oportunidade para se ouvir algumas das obras emblemáticas do homenageado, que não fazem parte do circuito normal de concertos.
O ABSTRAI ENSEMBLE estará formado por alguns dos melhores intérpretes do nosso meio musical como:
Flauta – Pauxy Gentil-Nunes
Sax e direção musical – Pedro Bittencourt
Clarineta – Batista Jr.
Fagote – Arianne Petri
Violão/Guitarra – Fabio Adour
Violino – Mariana Salles
Violoncelo – Marcus Ribeiro
Percussão – Daniel Serale
Participações especiais: José Staneck, gaita e Sérgio Villafranca, piano
Programa:
PEÇA - 1945 para
piano solo – Sergio Villafranca
Wu LI -1990 –
Abstrai Ensemble e Sergio Villafranca
Música 1941 - II
Movimento para piano solo – Sergio Villafranca
Acronon - 1978-79 – piano
solo - Sergio Villafranca
Dharma – 1993 –
Abstrai Ensemble e José Staneck
******************************
Ficha técnica:
Realização: Academia Brasileira de Letras,
apoio: Instituto Cultural Brasil Alemanha-Instituto Goethe
Endereço: Av. Pres. Wilson, 203 - Centro
ENTRADA FRANCA
Trecho da biografia do Mestre na Wikipedia
Biografia
"Koellreuter fez um curso de extensão com Paul Hindemith e foi fortemente influenciado pelo regente Hermann Scherchen que o levou à música moderna. Ainda jovem, já era conhecido e respeitado na Alemanha como flautista de concerto. Começava sua carreira de regente quando Adolf Hitler ascendeu ao poder. Ao ficar noivo de uma moça judia, desagradou sua família, que simpatizava com o nazismo e o denunciou à Gestapo. Exilou-se então no Brasil onde foi morar no Rio de Janeiro.
Conheceu e ficou amigo de Heitor Villa-Lobis e Mário de Andrade Em 1938 começou a ensinar música no Conservatório de Música do Rio de Janeiro.
Na década de 1940, ajudou a fundar a Orquestra Sinfˆønica Brasileira, onde foi primeiro flautista.
Naturalizou-se brasileiro em 1948
. Participou da fundação da Escola Livre de Música de São Paulo em 1952 e fundou a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia , em Salvador (1954) no âmbito do projeto revolucionário de universidade do reitor Edgard Santos.
Neste país fundou a Escola de Música de Nova Deli. Esteve ainda em Sri Lanka,no Japão,Uruguai e Coréia do Sul.
Retornou ao Brasil em 1975. Fixou-se, desta vez em São Paulo.
Foi diretor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, em São Paulo e professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Em 1981, a cidade do Rio de Janeiro lhe oferece o título de cidadão
carioca.
Nos últimos anos de sua vida morou no centro da cidade de São
Paulo, sofrendo do Mal de Alzheimer. Morreu no dia 13 de setembro de 2005 em consequência de uma pneumonia.
Seu acervo está preservado na Fundação Koellreutter, da Universidade Federal de São João del Rei , doado por sua esposa, a meio -soprano alemã alemã Margarita Schack
Koellreutter e o meio musical brasileiro
Koellreutter fundou em 1939 o grupo Música Viva.
Em 1948, tem inicio o processo de rompimento de Santoro e mais tarde de
Guerra Peixe e Eunice Katunda com o antigo mestre, passando a
criticá-lo.
O movimento Música Viva, dirigido por Koellreutter, estende-se de
1939 a 1950 e torna-se uma das referências mais dinâmicas e notáveis da
música nova brasileira em sua época.
Instala uma jovem e original escola
de composição brasileira, 3 manifestos (1944, 45 e 46), séries de
conferência, de audições públicas, publicação de boletins e uma série de
emissão radiofônica, entre outras iniciativas.
Em 1950 ocorreu a maior polêmica em que Koellreutter esteve envolvido, quando Camargo Guarnieri publicou a Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil. criticando-o indiretamente, bem como sua pedagogia musical.
Além das técnicas tradicionais europeias, Koellreutter incorporou outras influências dos locais onde esteve.
Na Índia,
tomou conhecimento da música microtonal, que utilizou em várias de suas
composições. Também soube misturar a tecnologia eletrônica, o serialismo e a harmonia acústica aprendida com Paul Hindemith às influencias da música brasileira. , criando um estilo de composição próprio.
No Japão conheceu o zen-budismo e na Índia o hinduísmo, que o influenciaram na criação daquilo que dizia ser uma "estética do impreciso e do paradoxal"
*******************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário