segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras



O concerto marcará  a homenagem aos 75 anos do Maestro Ricardo Tacuchian e o lançamento do CD "Quarteto Radamés Gnattali interpreta Ricardo Tacuchian".

****************

"Compositor, maestro, professor universitário brasileiro, RicardoTacuchian, nasceu a 18 de novembro de 1939, no Rio de Janeiro.


Descendente de uma família da Armênia que imigrou para o Brasil, sob a influência paterna, iniciou os estudos musicais com Nelly Adelino dos Santos e aos 9 anos de idade começou compor. 
Aos 12 anos, entrou para a Escola 
Nacional de Música da Universidade do Brasil onde obteve os diplomas de Piano, em 1963, e graduou-se, em 1965, em Direção deOrquestra. 

Terminou  a sua pós-graduação em Direção em 1967, e em Composição e Orquestração m 1968, na mesma Escola de Música  

 É  um dos fundadores do conjunto Ars Contemporânea, criadoem 1971, foi o primeiro  grupo muscal, que executou imensas primeiras audições mundiais de compositores brasileiros doséculo XX, tendo composto várias obras para o grupo. Nessa altura,dirigiu também o grupo Síntese, especializado em música medieval erenascentista.


Em 1985, dirigiu, no Rio de Janeiro, o maior grupo instrumental da história da música brasileira, que possuía dois mil elementos e que executou música tradicional e popular brasileira. 

Ainda nos anos 80,Tacuchian desenvolveu o "Sistema - T", um sistema de controle dealturas que permite trabalhar a música entre o ambiente tonal atonal. Esta conceção de sistema-T, ligada ao conceito de pós-modernidade, são dois dos cuidados essenciais na apresentação  de suas obras.
Em 1981, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música,instituição cultural e honorífica fundada pelo famoso Heitor Villa-Lobos,tendo ocupado o cargo de presidente de 1993 a 1997. Obteve umabolsa para estudar nos EUA, entre 1987 e 1990, onde obteve odoutoramento em Composição pela University of Southern California.
Enquanto professor, exerceu magistério na E.M.U.F.R.J de 1965 a 1995,tendo sido aí, em 1975,   


Desde 1973, leciona noInstituto Villa-Lobos do Centro de Artes e Letras da UNIRIO, onde setornou professor titular em 1995, defendendo a tese do Sistema-T. 

Foiprofessor visitante, em 1997, na Universidade Estadual de Nova Iorque, em Albany, onde lecionou Composição Musical e MúsicaBrasileira e fez várias confer ências em universidades americanas. Foi,ainda, músico residente, em Bellagio (Itália) através daFundação Rockefeller, onde compôs o Quarteto n.º 3 para Cordas. 

Foi,também, professor visitante da Universidade Nova de Lisboa noperíodo letivo 2002-03.
Tem mais de 150 títulos tocados em quase todo o ocidente, com cerca de 1000 apresentas públicas e 50 itensdiscográficos,
Maestro titular da Orquestrade Câmara UNIRIO, entre 2002 e 2004. 


A sua música foi tocada eminúmeras salas e séries nacionais e internacionais, como Park LaneGroup Music Today Series (London), Salle Gaveau (Paris), TeatroFilodrammatici (Milão), Filarmónica de Novossibirsk (Rússia), TerraBrasilis (Stockholm, Suécia), Fulbright Concert (Los Angeles),University of New York (Buffalo), University of New York (Albany),Vorpal Gallery (San Francisco), Carnegie Hall (New York), FloridaInternational University (Miami), Fundacion Encuentros Internacionalesde Música Contemporânea e Teatro Colon (Buenos Aires), entre muitosoutros.


Ricardo Tacuchian recebeu vários prémios e títulos honoríficos, como oTribune Internationale des Compositeurs du Conseil lnternational de laMusique, UNESCO, onde representou o Brasil, em 1977, com a peça Estruturas Primitivas; Academic Achievement Award, em 1990, pelaUniversity of Southern California; o Prémio International Man of theYear for 1992/93 (em Música) pelo Internacional Biographical Centre,em Cambridge, Grã-Bretanha, entre outros. 

Recebeu, ainda, várias bolsas de pesquisa, de trabalho e encomendas nacionais eestrangeiras.
A sua música situa-se numa variedade de correntes que vão desde oselementos e ritmos tradicionais brasileiros às influências maisexperimentais e pós-modernistas."




Texto editado. Fonte: Infopédia
pt.wikipedia.org/wiki/Infopédia
***********************************

SERVIÇO

Projeto Música de Câmara da Academia Brasileira de Letras
Quarteto Radamés Gnatalli interpreta Ricardo Tacuchian
Quinta-feira,7 de agosto de 2014 às 18 horas
O Teatro fica na Avenida Presidente Wilson,203 -1º andar.
Castelo-Centro do Rio

Informações:(21) 39742500

 

 www.academia.org.br

ENTRADA FRANCA  

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados