segunda-feira, 28 de julho de 2014

28 de julho de 1914 -Começa a Primeira Grande Guerra Mundial



 






O centenário do início da 1a Grande Guerra,no final deste mês de junho, é uma data muito significativa para mim.
Meu avô paterno Karl Fischer era piloto do serviço aéreo do Império Alemão e morreu em combate.

A  Deutsche Luftwaffe (força aérea alemã)  foi fundada em 1910  mas não teve continuação por conta da derrota da Alemanha nas duas guerras mundiais .

Assim sendo,o país  não teve nenhuma força aérea militar entre 1918 e 1935 e -novamente- entre 1945-1956.  
A Primeira Guerra Mundial foi travada  entre 1914 e1918 na Europa, Oriente Médio, África, Leste da Ásia e em alto-mar, envolvendo 70 milhões de pessoas ceifou cerca de 17 milhões de vidas.  
A causa imediata foi  o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinandoem Sarajevo,a  28 de Junho de 1914, por membros da organização clandestina revolucionária Mlada Bosna,que estava em conexão com os órgãos oficiais da Sérvia.

Era exigida  a libertação da Bósnia-Herzegovina da  Áustria-Hungria com o objetivo de unificar estados eslavos do sul, sob a liderança da Sérvia. 
A declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia de 28 de julho de 1914  terminou com o armistício em 11 denovembro de 1918, o que significou a vitória  da coalizão guerra Tríplice Entente. 

Os principais protagonistas da guerra foram a Alemanha, Áustria-Hungria, o Império Otomano e Bulgária, de um lado, e a França, Grã-Bretanha-Império Britânico, Rússia, Sérvia, Bélgica, Itália, Romênia, Japão e os EUA, de outro 


***********






Francisco Ferdinando Carlos Luís José Maria de Áustria-Este (em alemão: Franz Ferdinand Karl Ludwig Joseph Maria von Österreich-Este
Graz,18/12/1863- Sarajevo,28/6/1914  
 Arquiduque da Áustria e herdeiro presuntivo do trono do Império Austro-Húngaro .
 Arquiduque Francisco Ferdinando
Filho mais velho do arquiduque Carlos Luís e da Princesa Maria Anunciata de Bourbon-Duas Sicílias. 
  Aos 12 anos,tornou-se pretendente da Casa de Áustria-Este,herança de seu primo Francisco V de Módena 
Em 1889, com a morte do arquiduque Rodolfo, único filho varão de Francisco José I, seu pai tornou-se o primeiro na linha de sucessão ao trono austro-húngaro, mas renunciou aos seus direitos em seu favor.
O atentado de Sarajevo


Domingo,28 de junho de 1914, 10:45h, Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia foram mortos em Sarajevo, capital da província austro-húngara da Bósnia e Herzegovina, por Gavrilo Princip, 19 anos, membro da Jovem Bósnia e do grupo terrorista Mão Negra.
O casal já havia sido atacado um pouco antes, quando uma granada foi atirada em sua carruagem.   
O arquiduque e sua esposa,pouco antes do atentado 
Ferndinando e Sofia insistiram em visitar o hospital onde os feridos neste primeiro atentado estavam sendo atendidos.
 Ao saírem de lá, seu motorista perdeu-se no caminho para o palácio onde estavam hospedados e, ao entrar em uma rua transversal, foram avistados por Princip.
Quando o motorista fazia uma manobra, o jovem aproximou-se e disparou contra o casal, atingindo Sofia no abdome e Francisco Fernando na jugular.

(Fonte: Wikipedia Portugal)
*** 


O Brasil na Primeira Guerra


Neutro no início do conflito,o Brasil declarou guerra `a Alemanha em 26 de outubro de 1917,consequência do torpedeamento do navio cargueiro Paraná no mês de abril. 
Presidente Wenceslau Bras assina declaração de guerra
Minimizadas as relações comerciais com o inimgo,foi o único país do continente sul-americano a tomar parte nas operações militares:no patrulhamento do Atlântico Sul,fornecimento de produtos agrícolas aos países aliados,buscando minas ao longo da costa africana,enviando soldados para combater na Europa e criando de um hospital militar em Paris,na Rue de la Pompe, no 16º arrondissement.

***********

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados