quarta-feira, 15 de janeiro de 2014


 EUROPEANA -A Biblioteca virtual de Alexandria do século 21

acesse o link    
www.europeana.eu

vídeo explicativo
http://youtu.be/UVBX9j8DAR8

**********
       

Há dez anos,quando o motor de pesquisa Google lançou o Google Books- que poderia conter 15 milhões de obras,foi pensado um projeto para colocar`a disposição dos internautas, gratuitamente, outras muitas milhões de obras,vindas do acervo dos  agora 28 países da União Européia,

O objetivo prático do projeto era concorrer com o Google,mas cresceu e floresceu. Iniciativa da Biblioteca Nacional da França,a biblioteca digital Europeana(logomarca à direita),com todos os 
recursos da informática, contem livros raros,muitos com edições esgotadas como,por exemplo,a Divina Comedia de Dante, a Carta Magna Britânica,imagens marcantes como a queda do Muro de Berlim em 1989 e obras de compositores celebres.

Por enquanto ,está disponível apenas em inglês. Dois milhões de obras já podem ser consultadas no site,que teve sua primeira etapa inaugurada em novembro de 2008 e até 2010 serão digitalizadas outras oito milhões.
A procura foi tamanha que a formatação  não suportou os dez milhões de visitantes por hora .

O porta voz da União Européia,Martin Selmayr,  informa que depois de reformulado,o site voltou ao ar no final do mês de dezembro passado,com a capacidade de acesso quadruplicada.. 

A primeira etapa do projeto envolve as obras de arte que já estão acessíveis na Europeana. Até 2010, o projeto deve incorporar mais oito milhões de livros, manuscritos, jornais etc. Por enquanto, o site segue disponível somente em inglês.

 O custo total deve ficar em cerca de 185 milhões de euros, sendo que 40 milhões serão destinados `as traduções automáticas. E o patrocínio vem de uma colaboração entre universidades,motores de busca,institutos de pesquisa e dos poderes públicos dos 27 países da UE. O que você vai visitar no endereço abaixo é um protótipo e o produto final  promete que apresentará as mais modernas tecnologias.
             www.europeana.eu/ A moderna Biblioteca de Alexandria


A  antiga biblioteca de Alexandria ,que  continha a maior coleção de escritos da antiguidade, foi destruída por atos seguidos de vandalismo, no século V de nossa era.
Ali perdeu-se um tesouro inestimável Em 1989, o Estado Egípcio promoveu um concurso para construir a nova Biblioteca de Alexandria,com a participação de cerca de 650  escritórios de arquitetura
 Foi uma verdadeira surpresa quando venceu a praticamente desconhecida Snøhetta – uma pequena empresa norueguesa que nunca havia construído em grande escala ou vencido qualquer disputa . 

A nova Biblioteca de Alexandria, ou Bibliotheca Alexandrina, inaugurada em 2002 é considerada como uma das obras mais importantes do nosso tempo.

De acordo com a descrição do projeto,” na sua essência, o edifício é um cilindro vertical talhado na diagonal cuja clareza geométrica tem muito em comum com os grandes edifícios da antiguidade egípcia.

Uma linha reta que perfura a forma cilíndrica da biblioteca é, na verdade, uma ponte pedonal, que fornece acesso à Universidade de Alexandria, para o sul.
A ponte atravessa uma rua com muito trânsito de modo a alcançar o segundo piso da biblioteca e continua para uma praça pública na parte norte do edifício, na direção do mar”.

***************************************************************************


Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados