EUROPEANA -A Biblioteca virtual de Alexandria do século 21
acesse o link
www.europeana.eu
vídeo explicativo
http://youtu.be/UVBX9j8DAR8
**********
acesse o link
www.europeana.eu
vídeo explicativo
http://youtu.be/UVBX9j8DAR8
**********
Há dez anos,quando o motor de pesquisa Google lançou o Google Books- que poderia conter 15 milhões de obras,foi pensado um projeto para colocar`a disposição dos internautas, gratuitamente, outras muitas milhões de obras,vindas do acervo dos agora 28 países da União Européia,
recursos da informática, contem livros raros,muitos com edições esgotadas como,por exemplo,a Divina Comedia de Dante, a Carta Magna Britânica,imagens marcantes como a queda do Muro de Berlim em 1989 e obras de compositores celebres.
Por enquanto ,está disponível apenas em inglês. Dois milhões de obras já podem ser consultadas no site,que teve sua primeira etapa inaugurada em novembro de 2008 e até 2010 serão digitalizadas outras oito milhões.
A procura foi tamanha que a formatação não suportou os dez milhões de visitantes por hora .
O porta voz da União Européia,Martin Selmayr, informa que depois de reformulado,o site voltou ao ar no final do mês de dezembro passado,com a capacidade de acesso quadruplicada..
A primeira etapa do projeto envolve as obras de arte que já estão acessíveis na Europeana. Até 2010, o projeto deve incorporar mais oito milhões de livros, manuscritos, jornais etc. Por enquanto, o site segue disponível somente em inglês.
O custo total deve ficar em cerca de 185 milhões de euros, sendo que 40 milhões serão destinados `as traduções automáticas. E o patrocínio vem de uma colaboração entre universidades,motores de busca,institutos de pesquisa e dos poderes públicos dos 27 países da UE. O que você vai visitar no endereço abaixo é um protótipo e o produto final promete que apresentará as mais modernas tecnologias.
www.europeana.eu/ A moderna Biblioteca de Alexandria
A antiga biblioteca de Alexandria ,que continha a maior coleção de escritos da antiguidade, foi destruída por atos seguidos de vandalismo, no século V de nossa era.
Ali perdeu-se um tesouro inestimável Em 1989, o Estado Egípcio promoveu um concurso para construir a nova Biblioteca de Alexandria,com a participação de cerca de 650 escritórios de arquitetura
Foi uma verdadeira surpresa quando venceu a praticamente desconhecida Snøhetta – uma pequena empresa norueguesa que nunca havia construído em grande escala ou vencido qualquer disputa .
A nova Biblioteca de Alexandria, ou Bibliotheca Alexandrina, inaugurada em 2002 é considerada como uma das obras mais importantes do nosso tempo.
De acordo com a descrição do projeto,” na sua essência, o edifício é um cilindro vertical talhado na diagonal cuja clareza geométrica tem muito em comum com os grandes edifícios da antiguidade egípcia.
Uma linha reta que perfura a forma cilíndrica da biblioteca é, na verdade, uma ponte pedonal, que fornece acesso à Universidade de Alexandria, para o sul.
A ponte atravessa uma rua com muito trânsito de modo a alcançar o segundo piso da biblioteca e continua para uma praça pública na parte norte do edifício, na direção do mar”.
***************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário