Inauguração amanhã (21 de fevereiro de 2013) da maior retrospectiva do artista -morto em 1997- na Tate Modern de Londres
Roy
Lichtenstein, pintor, escultor, artista gráfico e um dos ícones da arte pop, desenhou
naturezas mortas, paisagens e redefiniu obras primas da arte erudita.
Suas pinturas alcançam preços de inacreditáveis sete dígitos .
A obra Sleeping Girl (acima) foi vendida por cerca de US$ 45 milhões.
A tela, de 1964, bateu o recorde para um leilão de arte do pós-guerra e contemporânea na Sotheby′s, na noite de quarta-feira, dia 9 de maio de 2012,em Nova York.
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A obra Sleeping Girl (acima) foi vendida por cerca de US$ 45 milhões.
A tela, de 1964, bateu o recorde para um leilão de arte do pós-guerra e contemporânea na Sotheby′s, na noite de quarta-feira, dia 9 de maio de 2012,em Nova York.
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A Pop Art
A pop art,
termo criado pelo crítico britânico Laurence Alloway, foi o movimento artístico
surgido nos anos 50 na Inglaterra e nos Estados Unidos, que atingiu seu ápice nas décadas de 60
e 70, quando Andy Wahrol também pontificava.
Para provar que havia crise na arte do século 20,
os artistas pop procuraram, com suas obras, denunciar a massificação da cultura do capitalismo.
Assim que
aderiu à nova onda - como os demais artistas do movimento - Lichtenstein
privilegiou as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), usou o recurso dos
pontinho, das linhas paralelas e a
vantagem do baixo custo de impressão gráfica para produzir obras como o famoso
Whaam! , que está na Tate Gallery.
Uso dado ao desprezado
Roy Lichtenstein se fez notar pela utilização das histórias em quadrinhos e dos clichês que, pinçados da arte
comercial, se transformam em objetos de arte: socos, tiros, lágrimas pelo amor
perdido, com frases e textos de apoio. Com certa ironia deu a esta fase o nome
de “Grande Pintura”.
Uma das
melhores definições do movimento veio do próprio Roy :` O que marca o
pop,é – antes de mais nad
a- o uso que é dado ao que é desprezado”.
A pop art
é considerada, na cultura ocidental, o marco de passagem do modernismo para o
pós-moderno.
Como nos
anos 60 já usava o tema da ironia, que
marcou os 90, Roy é considerado pioneiro, mestre e uma
figura proeminente da arte americana.
Minima biografia
Roy Fox
Lichtenstein nasceu em 27 de outubro de 1923, em Nova York.
Estudou
Belas Artes na Ohio State University de Columbus, onde se diplomou em 1949.
Professor
nesta mesma Universidade, passou por quatro outras até que a carreira de pintor decolou, em 1951.
Entre os
dois períodos prestou seu serviço militar na Europa.
Até 1957,
trabalhou como designer e fez cartazes para vitrines de lojas.
Entre 1957
e 1960, oscilou entre o
impressionismo abstrato e as histórias em quadrinhos e cartuns até que se decidiu pelo uso dos
elementos típicos da propaganda em seus desenhos e pinturas.
A primeira
exposição em Nova York (1962) o
torna pioneiro da pop art com o
emprego de tudo que era usado como material publicitário. Mickey, o Coelho
Pernalonga e Pato Donald se transformam em inspiração constante, em telas gigantes. Brinca com os
efeitos da trama ótica e com a composição convencional.
Com James
Rosenquist e Andy Warhol,
transforma-se num crítico feroz da sociedade norte americana, tomada pelo consumerismo institucionalizado
pela publicidade. Um vento de revoltra contra o expressionismo abstrato, que
vinha se tornando acadêmico, soprava em Nova York neste momento. (Olhada com a
perspectiva do tempo, esta postura me parece mais laudatória que censora)
Executou
murais imensos como a “Sereia” do Theatre of Performing Arts em Miami e “Blue
Brushstrokes”, no Equitable
Building, New York.
Reviu, sob
seu personalíssimo ponto de vista, obras de grandes mestres como Monet,
Picasso, Mondrian e Cézanne.
Lichtenstein
tinha algumas facetas não muito conhecidas pelo grande público : as esculturas
do período 1967-1968, como a que enfeita praça em Barcelona.
Morreu de pneumonia em 29/9/1997, mundialmente
reconhecido e aclamado, em Nova
York, cidade natal onde residia e tinha atelier,
*Seus
trabalhos foram expostos na Bienal de Veneza de 1966,1968 e 1970.
*Uma
retrospectiva no Museu de Arte de Pasadena também foi exibida em Amsterdam,
Londres, Berna e Hannover.
*Esteve presente na Documenta "4" e "5", Kassel, em 1968 e 1972, respectivamente,
*Em 1969, retrospectiva no Guggenheim de Nova York. A do Centre National d'Art Contemporain, Paris foi exibida , em seguida, em Berlim.
*Em
1981, o Museu de Arte de St.Louis organizou uma turnê retrospectiva que
percorreu os Estados Unidos, a Europa e o Japão.
*Em 1987 , nova retrospectiva de seus desenhos aconteceu no MoMA de Nova York e, em 1988, no Kunsthalle, Frankfurt.
A “Roy Lichtenstein Foundation ”
.
Em 1999, foi criada a Fundação que administra acervo de suas obras e está sendo gerenciada pelos herdeiros.
Como vivemos em plena era da cultura digital, da sociedade globalizada e dos direitos autorais, praticamente nenhum material de ordem pessoal está disponível para pesquisa livre.
Como vivemos em plena era da cultura digital, da sociedade globalizada e dos direitos autorais, praticamente nenhum material de ordem pessoal está disponível para pesquisa livre.
O que talvez não fosse da vontade de Roy, crítico
mas sempre atento às platéias e
assistências. Ou terá sido?
Convido os leitores a conhecer o site oficial da
Fundação.
Vale a visita.
2 comentários:
Obras legais
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