sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

6 de janeiro- Dia de Reis


 


"Adoração dos Magos",tela de Mathias Stom (1600-1650)
***************************

A noite do dia 5 de janeiro /madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Hoje em dia,acontece a festa religiosa cristã denominada Epifania do Senhor, que celebra a assunção humana de Jesus Cristo.
A visita dos 3 reis magos é relatada no Evangelho segundo Mateus.A Bíblia não menciona reis sábios vindos do oriente. A festa do Dia de Reis,também é chamado de Epifânia,palavra de origem grega e que significa "manifestacão ou aparição"

Na cultura grega era o momento em que as divindades que apareciam para os homens
  • A Epifânia cristã é a manifestação do Deus Vivo encarnado na pessoa de Jesus,o Messias tão aguardado, criança da comunidade judaica
Até o final do século IV, o Dia de Reis era a única celebração da presença do Cristo no mundo: representava, ao mesmo tempo,a encarnação,natividade,a vinda dos magos do oriente guiados pela estrela, a pomba no Rio Jordão,o milagre de Canaã Depois da introdução do Natal, em 25 de dezembro,a Epifânia passou a ser festejada de diversas maneiras, segundo as também variadas formas de exercer a fé
.
Cada terra com seu uso
Tiphaine (en francês), Tifenn (em bretão), Tiffany (em inglês) ou Théophano, Théano (em grego),todas palavras vindas da mesma raiz grega.
Os latinos mantiveram a adoração dos magos e os gregos festejam o batismo de Cristo.
Na Etiópia e Armênia é uma festa única para celebrar o Natal e a visita dos magos.
Em função do calendário,na Etiópia,pode ser dia 6 ou 7 de janeiro.
*******
A seguir, o verbete sobre os 3 reis magos, direto da Wikipedia Portugal


Belchior (também Melchior ou Melquior), Baltazar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três ,mas conselheiros ou sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia.
. Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo.
Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber mas
alarmou-se e sentiu-se ameaçado.
Pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo.
Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorrida, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10).
"Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã.
O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém).
O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40).
Estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos". *******************************

************************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados