terça-feira, 30 de outubro de 2012

Combo Cultural Primaveril em Sampa 3-FIM

 A rua das Noivas

A cidade de São Paulo é pródiga em   comércio especializado.
Trecho da "Rua das Noivas"
A Rua São Caetano, no bairro da Luz,tem grande
concentração de lojas (mais de 100) que confeccionam, vendem ou alugam vestidos e acessórios para noivas, pajens e daminhas, noivos, padrinhos e convidados,fotos filmagens, lembrancinhas,  enfeites e todos os adornos ligados às cerimônias de casamento,bodas de prata e de ouro.
****
O site da Prefeitura de São Paulo informa que esta rua foi aberta a partir de 1802, quando iniciada a construção do "Hospital dos Lázaros" pelo então governador da Capitania, Antonio José da Franca e Horta.
Durante muitos anos permaneceu esta rua como uma simples trilha (ou caminho) que, iniciando-se no chamado "Campos da Luz" ou do "Guarepe" (atual Av. Tiradentes), levava até aquele antigo hospital dedicado ao leprosos. 
Em 1877, ela já era conhecida como "Rua dos Lázaros" e, em 1881, ela aparece citada como "Travessa do Seminário". 
Nesse mesmo ano,João Jacinto Gonçalves de Andrade, proprietário de varios terrenos no local, promoveu a abertura e alinhamento de um grande trecho desta rua entre as atuais Rua São Lázaro e até a Rua Monsenhor Andrade. 
Naquela oportunidade, o mesmo proprietário requereu à Câmara que esta rua fosse denominada como "Rua de Sam Caetano", proposta esta aceita na mesma sessão do dia 28 de março de 1881. 

*******
 Tudo indica que o comércio de lojas de noivas expandiu-se nesta rua  com a concorrência.
Cada nova  loja procurava  superar as outras no que se diz respeito a qualidade do vestido e ao preço., com isso esta rua tornou-se um dos melhores lugares para compras de vestidos de noiva, sendo conhecida como “rua das Noivas”. Tornando-se uma tradição que passa de geração em
geração.

Além de vestidos, véus, grinaldas, buquês, tiaras, sapatos, chapéus e luvas é possível encomendar  um figurino sob medida em uma das mais de cem lojas.
Funcionamento :
De 2ª a 6ª, das 8h às 18h.
Aos sábados, das 8h às 16h --após esse horário, só com hora marcada. 



Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados