"O
poeta Carlos Drummond de Andrade que faz aniversário dia 31 de
outubro, ganhou seu Dia D, que passa a ser integrado no calendário
cultural do país.
***********************
A homenagem ao poeta foi inspirada no Bloomsday, que acontece dia 16 de junho, quando irlandeses (e todo o mundo) comemoram a vida e obra de James Joyce."
(Portal de Paulínia) 2012 marca também os 25 anos de falecimento do poeta, cronista,escritor e tradutor
*************
*A Cosac Naify deu a partida com o inédito Poesia traduzida, reunindo pela primeira vez as traduções feitas por CDA e publicadas em jornais e revistas a partir do francês, do espanhol e do inglês.
São versões obras de Dorothy Parker, Bertold Brecht, Paul Éluard e Guillaume Apollinaire.Este projeto foi muitas vezes anunciado e sempre adiado. A mesma editora publicpi os poemas traduzidos do escritor mineiro, intitulados "Poesia errante” que aguardam vir à público desde-pelo menos- 1951
*Em março- A Companhia das Letras reeditou sua obra completa. Os primeiros títulos a chegar às livrarias são A rosa do povo, Claro enigma, Contos de aprendiz e Fala, amendoeira
*Em julho-Carlos Drummond de Andrade (1902/1987) foi o homenageado da FLIP Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
***********************
Ausência
"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres,porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim."
****************************************Mas a sua ausência é falta,Poeta)
*************************************************
2 comentários:
- É sempre bom recordar Drummond, né!? Aliás, interpretações à parte --- com exceção da minha, d.m.v. ---, a primeira estrofe do "Poema de Sete Faces" --- passados 30 e poucos anos [e, Oxalá, apenas o começo de toda uma longa jornada ainda por vir!] de experiências acumuladas --- soa familiar à trajetória, até então, por mim percorrida. "Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida." BR
- Também eu já nasci gauche na vida
Te compreendo! Obrigada pelo comentári0
Nenhum comentário:
Postar um comentário