
Criatividade, tecnologia e muita cor é o que o público encontra na exposição “Rock & Barroco”, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura - que reúne uma seleção de obras de grandes nomes da arte contemporânea da Bélgica.
A mostra,com 40 trabalhos de variados estilos,acontece entre 02 e 24 de abril de 2011 no “Grande Salão” do Museu.
Os artistas presentes nesta exposição Phillippe-Henri Coppée, Johan Muyl, Koning Noëlle e Bernard-Henri Phillipe Gilbert, mostram obras ricas em cores que traduzem a impetuosidade de trabalhos que já percorreram o mundo.
“Nesta exposição, o universo barroco, tal como concebido, é tão fantástico e ilusório que encontra facilmente suas fontes nas múltiplas nuances de cor de uma realidade que induz reações, impulsos, posições, visões, traduzindo a multiplicidade de todas as coisas”, explica Renata de Azevedo Silva, diretora de Relações Internacionais do MuBE.
Depois de São Paulo a exposição segue para Paris.
************************
Sobre os artistas
Phillippe-Henri Coppée - 1949 –
Vive e trabalha em Marcinelle/Bélgica – é um raro pintor com espírito e comportamento rock. Com traços duros, mas coração sensível. .
Sua abordagem resiste a todas as tentativas de categorização, embora não demonstre precisamente uma afinidade com o espírito de criação rock.
É independente, estridente, duro, sem perder a ternura.
Técnica: mista sobre tela, nanquim.
Noëlle Koning - 1960 –

São os questionamentos visuais momentâneos, repletos de emoções vivas, de sentimentos, de reações diante da vida, reunidos pela energia revelada, ao mesmo tempo, no ardor cromático que relembra constantemente a dinâmica interna e na construção de base sempre um pouco caótica, antes de atingir uma estabilidade apenas temporária.
Técnica: acrílica sobre papel e colado sobre tela.
Bernard Gilbert - 1970 – Vive e trabalha em Dinant e Bruxelas/Bélgica - pratica uma pintura decididamente não figurativa.
Ele intervém nos efeitos de percepção, de modo a evitar os hábitos e as formas comuns já consagradas.
O olhar perde seus pontos de referência e se desorienta, pois esse é um mundo puramente pictórico. Não referencial.
Utilizando diversos processos de criação, ele questiona o conteúdo pictórico e seus fundamentos a fim de levá-los à máxima expressividade, colocando constantemente em xeque a unidade pictórica para forçá-la a se livrar de todas as restrições.
Técnica: acrílica sobre tela de polyester.
Johan Muyle - 1956
Vive e trabalha em Liège e Bruxelas/Bélgica - A arte de Johan Muyle é eminentemente barroca em suas associações por vezes um pouco iconoclastas, inventivas, pessoais, tão engraçadas quanto graves.
Preocupado com o mundo, o artista mistura os níveis culturais, recorre à fonte popular e ao kitsch, até apropriar-se dos grandes da arte, da política, do pensamento. Técnica: esculturas, instalações, tecidos, resina etc."
(divulgação)
*****************************
Serviço
Exposição – Rock & Barroco - Phillippe-Henri Coppée, Noëlle Koning, Bernard Gilbert, Bernard Gilbert
Total de Obras – 40
Curadoria – Claude Laurent;
Local – MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Av. Europa, 218, Jd. Europa;
Aberto ao público – de 02 a 24 de abril de 2011
Horário – de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações – 11 – 2594-2601 –www.mube.art.br
Entrada Franca
O MuBE possui acesso para pessoas com necessidades especiais, restaurante e ar-condicionado
*******************************************
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário