segunda-feira, 11 de abril de 2011

Linha do tempo das embalagens e pequena história dos primórdios da Coca Cola


Antes das latinhas e das opções light e zero
Para desanuviar e tentar esquecer um pouco o clima de tristeza que envolve minha Cidade Maravilhosa.
********
Coca-Cola é uma marca comercial registrada em 1887.
O nome veio da primeira fórmula do produto,pensada pelo seu inventor-o farmacêutico americano John Pemberton de Columbus-Georgia, como medicação para combater problemas gástricos,digestivos e diarréia.

Veterano da guerra de Secessão, instalou seu pequeno laboratório em Atlanta, cidade que lhe pareceu com mais futuro e assim surgiu a J.-S. Pemberton & Company em 1879.
Pemberton chamou o produto original de French Wine Coca,procurando reproduzir a receita do vinho Mariani,mistura do Bordeaux e folha de coca e assim foi comercializado
até a morte de seu criador, em 1888.
Esta versão inicial da Coca Cola continha teor de álcool suficiente para ser considerada bebida alcoólica em nossos dias.
Em de 25 novembro de 1885, a prefeitura organizou um referendo sobre a questão da interdição dessas bebidas e ,durante dois anos,Atlanta foi uma cidade "seca".

A nova empresa precisava sobreviver e Pemberton desenvolveu sua bebida,mas sempre com a coca,principal ingrediente ativo que sobreviveu na receita até o final do século 19.
Pemberton se associa a Frank Robinson,um contador ambicioso que traz para a firma Ed Holland, em 1885.
Desta fusão nascem a marca Coca-Cola e a Pemberton Chemical Company.
Frank Robinson é considerado o criador do nome da nova bebida, de sua logomarca e das campanhas publicitárias maciças que a tornaram conhecida.
Em 6 junho de 1887, Pemberton registra a marca,o que o torna o único proprietário, atitude não muito,digamos, leal a seus antigos sócios..
No mesmo ano, Asa Griggs Candler adquire a Coca-Cola,pagando a Pemberton,então bastante doente, 2 300 dólares.
Frank Robinson voltou aos negócios e ,novamente utilizando uma campanha publicitária muito bem estruturada, ajudou lá no passado a tornar o produto o sucesso que é hoje.
*******************************

Nenhum comentário: