Movimento global integrado por pessoas, em sua maioria, voluntárias, que desejam ajudar a proporcionar um mundo em que todos tenham acesso ao conteúdo da Declaração Internacional dos Direitos Humanos.
Outros instrumentos internacionais de direitos humanos – civis, políticos, culturais, econômicos e sociais- são prioridade para a organização.
Como não é patrocinada e vive das doações financeiras de seus membros, a AI pode realizar rabalhos investigativos com imparcialidade e independência.
***************
A Anistia Internacional foi fundada em 1961 pelo advogado inglês Peter Benenson (foto), muito chocado com a pena de sete anos de prisão que dois jovens estudantes receberam e por gritarem "Viva a liberdade" num restaurante de Lisboa, simples brinde com dois copos de vinho,durante os anos negros da ditadura do tirano Salazar.
Benenson (*1921- +2005) ,ativista 16 anos, desde a guerra civil espanhola de 1937,iniciou uma campanha para libertar todos os prisioneiros detidos por conviccões políticas, religiosas e preconceitos raciais .
Em 28 de Maio de1961 ,o jornal The Observer, publicou seu artigo The Forgotten Prisioners, denunciando o fato.Foi o início do movimento.
Hoje somos cerca de 2.2 milhões de pessoas,atuando em mais de 150 países .
De 18 a 20 de março de 2011, a conferência comemorativa dos 50 anos da Ansitia vai acontecer em San Francisco,no Fairmont Hotel,mesmo hotel onde primeiro foi pensada a Organização das Nações Unidas.
O objetivo do encontro,além da confraternização, é´aprimorar o voluntariado,a organização comunitária e o exercício das leis sobre direitos humanos.
**********************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário